campo lapoceiro bombeiros marco de canaveses
Publicidade

As 30 habitações, que constavam na Estratégia Local de Habitação do Marco de Canaveses, que seriam construídas no Terreno do Lapoceiro, passarão para a Quinta de Outeiro, em Rio de Galinhas, também na freguesia do Marco. A informação foi divulgada esta sexta-feira, dia 24 de novembro, pela presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, quando questionada sobre o assunto pelo vereador do Partido Social Democrata (PSD), Francisco Sousa Vieira.

Recorde-se que o assunto do Terreno do Lapoceiro tem sido muito debatido, uma vez que os Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses apelaram à não construção da habitação social naquele local, uma vez que pode dar resposta a futuras necessidades da corporação. Após um abaixo assinado e várias reivindicações, a informação dada foi que a situação tinha sido revertida. 

O vereador da oposição afirmou que o PSD “acompanhou a preocupação dos bombeiros voluntários”, tendo “feito também o repto à câmara municipal”, mostrando também a preocupação “com a construção da Habitação Social” no concelho, que “vai ajudar a fixar as famílias, que vão construir vida no nosso município”, bem como “a população envelhecida que precisa de condições de acesso a habitação a custos controlados”.

Segundo Francisco Sousa Vieira “há prazos a cumprir, de execução do PRR, ou seja, o dinheiro que é atribuído tem de ser utilizado nos devidos prazos e a última coisa que nós queremos é que de hoje para amanhã se venha a responsabilizar o PSD ou os bombeiros de que não se fez habitação porque pedimos alternativas de localização”.

A resposta foi dada pela presidente da autarquia, Cristina Vieira, que apontou que “esta oposição que não acreditou na nossa Estratégia Local de Habitação, foi o PSD que dizia que eram só papéis na campanha. Mas esta presidente já requalificou escolas, já está a lançar as 60 habitações na Rua Amália Rodrigues e também vai construir 30 habitações, não no terreno do Lapoceiro, mas num outro terreno que conseguimos e que se chama Quinta de Outeiro, mais concretamente em frente à Escola da Barroca em Rio de Galinhas”, anunciou.

A presidente recordou que a Estratégia Local de Habitação tem de estar concluída até junho de 2026, “o que dissemos foi que, se conseguíssemos arranjar outro terreno, fazer o projeto e as especialidades e construir até junho de 2026, que a câmara estaria disponível para abdicar do terreno do Lapoceiro para os bombeiros. O que aconteceu foi que nos autorizaram a mudar o local então conseguimos encaixar este projeto. A câmara municipal vai levar a cabo a construção das 30 habitações que eram para ser construídas no Terreno do Lapoceiro”.