soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude
Publicidade

A freguesia de Soalhães, no concelho do Marco de Canaveses, viu este domingo, dia 23 de junho, inaugurado a nova sede da junta de freguesia, bem como as novas instalações da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP). 

Para a presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, esta inauguração é a possibilidade de dar às pessoas “dois espaços distintos, confortáveis, complementares e acessíveis para todos os cidadãos”. A partir de agora, a nova Junta de Freguesia de Soalhães alberga uma receção, sala de espera, espaço de atendimentos com três pontos, designadamente para o serviço administrativo, para o Espaço Cidadão e para o serviço dos CTT, dois gabinetes de atendimento, um para o presidente, outro para a secretária e o tesoureiro, um gabinete que será transformado em biblioteca e, ainda, uma sala de reuniões de assembleia de freguesia, com capacidade para 50 lugares sentados e uma cave com espaço de arrumos e garagem.

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 7

Por sua vez, a UCSP tem uma sala de espera, receção e três gabinetes destinados a consulta médica, sala de enfermagem e sala de tratamentos. 

Assim, os cerca de mil e quinhentos utentes têm ao seu dispor “um equipamento de saúde moderno, com uma estrutura funcional equilibrada e articulada apto a prestar os cuidados de saúde à população que a ele ocorrer e, mais importante, que garantam um acolhimento humanizado e um atendimento compatível com os modernos padrões definidos pelo Sistema Nacional de Saúde“, explicou Cristina Vieira.

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 8

Recorde-se que Cristina Vieira foi autarca local em Soalhães durante 12 anos, tendo assumido um compromisso aquando da entrada na câmara municipal, em 2017, de garantir “dois serviços fundamentais” para esta freguesia que “há muito o necessitava. A freguesia de Soalhães merecia estava nova sede de junta. Uma sede que dê condições ao executivo e aos soalhenses de terem uma sala de reuniões ou uma sala de assembleia de freguesia dignas”. 

Esta obra teve um investimento total de 650 mil euros que contou com o Apoio Financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 230 mil euros apenas para a UCSP de Soalhães, ficando o restante ao encargo do Município do Marco de Canaveses. 

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 11

Hugo Lopes, vogal do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, deu nota de que estes passos permitem “solidificar o papel que as autarquias têm na participação, junto com o governo central, da garantia de que os cidadãos têm acesso àquilo que são os serviços a que têm direito. Este edifício é um centro de proximidade e, desta forma, os municípios conseguem, em proximidade com o governo central, dar esta garantia e esta articulação que é primordial para conseguirmos garantir acesso a estes serviços”.

Para o vogal do conselho, estas medidas vêm “reforçar a confiança que a população tem nos cuidados de saúde personalizados e é isto que queremos manter e incentivar no futuro, a proximidade dos cidadãos àquela que é a prestação de cuidados de saúde na sua localidade”, relembrando também que descentralizar os serviços é garantir que “existem profissionais nas localidades”.  

Para terminar, Hugo Lopes deixou uma mensagem: “Não se faz saúde sem os cidadãos, a saúde é para os cidadãos, mas também se faz com os cidadãos”.

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 19

O presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, António Monteiro, falou de um dia “importante”, em que Soalhães passou a ter instalações “dignas. A população será melhor atendida e encaminhada na suas solicitações. Esta sede será sempre uma verdadeira casa da democracia, aberta a todas as pessoas, porque foi a pensar nelas que este equipamento foi construído”.

No que diz respeito à UCSP, António Monteiro espera, num futuro, transformar este espaço numa USF (Unidade de Saúde Familiar) para “fazermos regressar muitos utentes. Como cidadão desta terra sinto-me feliz, porque vi cumprido este anseio e desejo que fiz com todos vós”.

O autarca local agradeceu a todos os envolvidos por uma obra que será “muito útil”, reconhecendo o trabalho do Município do Marco de Canaveses, bem como o da Paróquia de S. Martinho de Soalhães. “Agradecer ao pároco Hermínio Pinto que nos cedeu este terreno para a construção, ao executivo, aos colaboradores da junta de freguesia, e a um grupo de jovens que nos ajudou muito, e, também, à minha mãe que contribuiu para eu estar aqui”.

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 22

Beatriz Arouca, presidente da assembleia da junta de freguesia, também aproveitou a ocasião para fazer um apelo: “a partir de agora, temos condições e espaço para acolher pessoas nas assembleias, porque os assuntos são discutidos e é importante os fregueses esclarecerem as suas dúvidas. Apelo que apareçam no dia 28 de junho, pelas 21h15, a estarem todos presentes”.

soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 24
soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 29
soalhaes junta de freguesia marco canaveses centro de saude 33