logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco: Freguesia de Soalhães celebrou 300 anos de uma peregrinação a Santiago de Compostela

Redação

No dia 15 de julho, a Junta de Freguesia de Soalhães e a Casa de Telhe celebraram os 300 anos da peregrinação de João Monteiro Valente da Silva a Santiago de Compostela. A cerimónia decorreu na Casa de Telhe, na freguesia de Soalhães, Marco de Canaveses.

A peregrinação remonta a 15 de julho de 1723, com início na Casa de Telhe. João Monteiro Valente da Silva era uma "personalidade erudita, curioso, com sede de conhecimento e de viagem, cumpriu esta jornada jacobeia de ida e de volta em cerca de 21 dias, da qual nos legou um relato manuscrito único, onde descreve a experiência vivenciada, com realce para particularidades históricas e onde revela enorme sensibilidade para questões sobre o património arquitetónico, religioso e mesmo paisagístico com que se vai deparando ao longo do caminho", começa por descrever a Junta de Freguesia de Soalhães em comunicado.

Para António Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, "estão a ser dados passos para que venham até Soalhães cada vez mais turistas. Ações como esta encontram-se subjacentes aos objetivos da junta no que concerne à promoção turística da freguesia e da região, de belas paisagens, excelente gastronomia e bons vinhos".

Por sua vez, Mário Correia, proprietário da Casa de Telhe, salientou que "este tipo de iniciativas devem acontecer para rememorar a história local e regional, bem como lembrar personalidades de grande dimensão humana, como o foi João Valente da Silva, assim como factos e feitos que nos devem encher de orgulho porque fazem parte da história e da cultura de todos nós".

Na celebração esteve presente a comunidade, bem como entidades locais e regionais, e a Banda Juvenil de Vila Boa de Quires que atuou para os convidados. O programa terminou com um momento musical de viola amarantina pela Escola de Música do Professor Eduardo Costa, acompanhado por um espetáculo de fogo e dança proporcionado por Natália Igual. Para assinalar a data, foi inaugurado um marco granítico alusivo aos Caminhos de Santiago e à própria efeméride, junto da Casa de Telhe.