Oito de setembro é dia de feriado municipal, sendo dedicado à Nossa Senhora da Natividade do Castelinho. No santuário, que fica localizado na freguesia de Avessadas e Rosém, em Marco de Canaveses, vão decorrer as celebrações, que arrancam no sábado, dia 7, e estendem-se até domingo, dia 8, dia de feriado municipal.
Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, destaca a importância destas celebrações, relembrando que o concelho é “rico em tradições entre as quais as festas populares e religiosas como a Festa da Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, justamente celebrada no dia de feriado municipal. Chegadas as celebrações, no mês de setembro, o concelho do Marco de Canaveses recebe centenas de emigrantes, que regressam para umas merecidas férias, e que connosco festejam a Senhora do Castelinho”.
De acordo com a autarca, os marcoenses são conhecidos pelo “bem receber e por termos um grande orgulho em tudo o que fazemos. É pois, por esse motivo, que gostaria que, neste tempo de festa, todos nós celebrássemos a Senhora do Castelinho, juntamente com quem nos visita, de todo o país e além fronteiras. Saibamos aproveitar os dias de celebrações, fazendo deles um verdadeiro tempo de
confraternização e de emoções”.
Para os “marcoenses que cá residem, e aos muitos que vêm partilhar os momentos de festa”, Cristina Vieira deixa uma mensagem de boas celebrações religiosas. “Desejo que o reencontro de famílias e amigos constitua uma agradável partilha. Trabalhamos no sentido de fazer crescer todos os dias o Marco de Canaveses, um concelho onde é bom viver, investir, permanecer e visitar. Deixo assim o convite para que possam celebrar connosco este dia da Nossa Senhora, como tradicionalmente o fazemos, com a família reunida, à volta do Penedo do Clamor”, concluiu.