pao podre
Publicidade

A Feira do Pão Podre e Produtos Locais está de regresso ao Parque Fluvial do Tâmega, na freguesia de Sobretâmega, no próximo dia 2 de abril, entre as 09h00 e as 19h00.

Organizada pelo GCRAC – Grupo Cultural e Recreativo Aldeia de Canaveses, a iniciativa pretende “divulgar o doce tradicional ‘Pão Podre’ e outros produtos locais agrícolas, bem como mel, compotas, outros doces, artesanato… Acima de tudo queremos avivar memórias para preservar as nossas tradições”, afirma Sérgio Silva, membro do GCRAC. 

A Feira do Pão Podre e dos Produtos Locais consiste num mercado tradicional com mercadores e produtores locais, “carregado de animação e boa disposição. Na feira, além da compra destes produtos locais, também poderá saborear alguns dos produtos sendo possível almoçar ou lanchar neste local aproveitando ao máximo a animação do evento”, disse.

feira pao podre 1

Em 2022, o evento teve um regresso, depois de uma paragem obrigatória devido à pandemia da COVID-19, sendo que a edição do ano passado “correu muito bem”, o que faz com que este ano as expectativas sejam altas. “Assim vamos ter mais produtos a vender, mais animação e esperamos também mais visitantes”, sublinhou, acrescentando que o “número de participantes será maior em relação ao ano passado” e destacou a participação dos produtores do ‘Mercado da Nossa Terra’, da freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles.

À semelhança das edições anteriores, este evento vai contar com “muita animação” com o grupo de baile Extrasom, o Grupo de Bombos de Sobretâmega, “concertinas e outras surpresas que vão surgir ao longo do dia”, disse. 

Sérgio Silva deixou um convite a toda a população para “se deslocar no dia 2 de abril ao Parque Fluvial do Tâmega para degustar as iguarias que vão ser apresentadas e usufruir de toda a animação da feira. Para quem não conhece o Pão Podre, convido para que o venha provar pois este doce acompanhado de um queijo, uma compota, uma fatia de presunto, manteiga ou simplesmente com um café, um chá ou um copo de vinho, é fantástico”, concluiu.