logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco: Fanfarra de Paços de Gaiolo celebrou 37 anos de história

Redação

A Fanfarra de Paços de Gaiolo, fundada em 1988, celebrou este domingo, dia 26 de janeiro, o seu 37.º aniversário, mantendo-se uma instituição jovem e dinâmica. A celebração desta associação do concelho do Marco de Canaveses, contou com um programa especial que incluiu momentos de homenagem, confraternização e reconhecimento do percurso da fanfarra ao longo dos anos.

As comemorações foram iniciadas às 09h00, na Igreja de Paços de Gaiolo, com uma missa de sufrágio em memória dos diretores e elementos falecidos. Seguida, às 10h00, da deposição de uma coroa de flores no cemitério local, prestando homenagem a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da instituição.

O programa prosseguiu às 11h00, com a receção às entidades convidadas e de um Porto de Honra na sede da fanfarra onde, às 12h00, também se realizou a entrega de lembranças. As celebrações foram encerradas com um almoço de confraternização.

Desde 2012, a fanfarra tem sido liderada por Mário Pereira, que acumula as funções de presidente e ensaiador. O líder da associação assegura que este aniversário foi celebrado com "muito gosto, o tempo não nos ajuda, mas vamos fazer o possível para agradar aos nossos associados".

A chuva e o mau tempo foram um precalço no planeamento deste dia "muito importante para a fanfarra" mas isso não impediu todos os associados de marcarem este marco na história da associação.

"É quase como quando as pessoas fazem anos", explica Mário Pereira, "quando um filho faz anos ficamos todos contentes e para nós, a associação, com 27 anos já é um rapazote grande e claro que temos de celebrar este momento", brinca o responsável.

O segredo para manter um grupo como este durante tantos anos passar por "ter todos os elementos na palma da mão" e "dar-lhes sempre um lanchinho quando vamos a um evento". No fundo, Mário Pereira admite que a fanfarra mantêm-se pela "boa relação entre membros, somos uma família".

Esta "tradição importante" vai continuar "no futuro e acho que temos aqui uma boa possibilidade de continuação graças aos mais novos", salienta o presidente da associação de Paços de Gaiolo.

Uma fanfarra "unida" Mário Pereira não deixa passar despercebido o papel de todos os membros da associação e diz mesmo "sem vocês eu não sou nada, obrigado a todos pelo vosso esforço".

A presidente da Junta de Freguesia de Penhalonga e Paços de Gaiolo, Raquel Pereira, partilha da opinião dos associados desta fanfarra e realça que esta instiuição "é bastante importante porque é algo único aqui na região e para nós é uma honra ser a casa desta associação".

A autarca relembra que foi no ano passado que a junta de freguesia cedeu um espaço para a fanfarra poder criar uma nova sede que deixou a presidente "muito bem disposta ao ver a beleza e vida que vieram dar a este espaço".

A presidente de freguesia adianta que a junta vai continuar a apoiar a fanfarra "independentemente do futuro", frisando que "gostamos de colaborar com as nossas associações que trabalham e que levam o nosso nome para lá da freguesia e do concelho".

A Fanfarra de Paços de Gaiolo aproveitou este dia de celebração para anunciar que doou 150 euros para apoiar o centro de dia da associação Pensapassos, "é bom partilhar e dar o que podemos com as outras associações do concelho", concluiu Mário Pereira.