logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco: Escolas da freguesia de Sande e São Lourenço do Douro vão ser transformadas em habitações

Redação

A freguesia de Sande e São Lourenço do Douro, no concelho do Marco de Canaveses, foi palco para a assinatura de mais dois autos de consignação, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), que vão permitir criar sete novas habitações.

No caso do Jardim de Infância do Casal, a adaptação conta com um investimento de 261 mil euros para a criação de quatro habitações, três de tipologia T1 e uma de tipologia T3. 

Já o Jardim de Infância de Laurentim irá receber um investimento de 249 mil euros para a criação de três habitações, duas de tipologia T2 e uma de tipologia T3. 

Para a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, a habitação é "um direito fundamental e que centenas de famílias marcoenses precisam". Assim, o executivo procurou dar uma resposta através de uma candidatura à ELH, na qual foram aprovados aproximadamente 16 milhões de euros até 2026, com financiamento garantido a 100% através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). 

Numa visão geral, o Marco de Canaveses vai ver construídas 130 habitações e reabilitar 104 já existentes, beneficiando mais 240 famílias.  Para reforçar, a autarca afirmou que "o grande objetivo é que todos os marcoenses tenham uma habitação digna. Estamos a falar de habitações construídas por iniciativa pública, não só para famílias com casos sociais extremos, mas também para outras de classe média, cujo rendimento não lhes permite suportar uma renda aos preços atuais". 

O presidente da Junta de Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro, Vítor Pereira, olha para este projeto como "um passo significativo no nosso compromisso de procurar soluções para fornecer habitação digna e acessível para aqueles que mais necessitam, garantindo que as rendas sejam socialmente justas".

Numa parceria entre a junta de freguesia e a câmara municipal, o presidente espera proporcionar "um ambiente saudável e adequado no desenvolvimento das famílias beneficiadas", através de sete novas habitações, defendendo que "um lar digno é um direito fundamental".

Para terminar, o autarca local deixou um agradecimento ao executivo: "agradecemos a todos os envolvidos, nomeadamente à câmara municipal pelo apoio e dedicação a esta causa nobre. Este é apenas o começo de um futuro mais justo e igual para todos os moradores da nossa freguesia".

Germano Ribeiro, da Tamiex Construções e responsável pela obra do JI do Casal, agradeceu a "oportunidade dada" e mostrou-se "orgulhoso" por poder participar num projeto que tem um "fim social" e que "ajuda famílias que possam ter maiores carências". Assim, participar nesta iniciativa "é uma responsabilidade acrescida e que nos deixa certamente felizes", parabenizando "o executivo e a junta de freguesia. Aplaudir a obras como esta para que outras sejam potenciadas no futuro".

Fábio Melo, da empresa World Structure Engineering e responsável pelo projeto do JI de Laurentim, referiu sentir-se "satisfeito" por participar numa "obra de cariz social", durante uma fase em que se vive uma "crise de habitação". Neste sentido, felicitou o Município do Marco de Canaveses "pelo esforço que tem feito para colmatar as necessidades da população", deixando a promessa de que irá iniciar "o mais depressa possível, para assim garantir que a necessidade seja colmatada". No auto esteve também presente Mário Sousa, representante do empreiteiro.

Obras no âmbito da ELH:

  • Rua Amália Rodrigues: Cinco pisos com 61 habitações (46 de tipologia T2 e 15 de tipologia T3);
  • Jardim de Infância de S. Salvador, freguesia de Soalhães: 4 habitações (3 T1 e 1 T3);
  • Jardim de Infância de Barreiros, freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo: 3 habitações (2 T2 e 1 T3);
  • Jardim de Infância da Corredoura, freguesia Várzea, Aliviada e Folhada: 3 habitações (1 T1, 1 T2 e 1 T3);
  • Jardim de Infância da Carvalheira, freguesia de Bem Viver: 2 habitações (1 T1 e 2 T2);
  • Jardim de Infância da Légua, freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada: 3 habitações;
  • Escola Básica e Jardim de Infância do Outeiro, freguesia de Constance: 4 habitações;
  • Quinta do Outeiro, Rio de Galinhas: 30 habitações (24 T2 e 6 T3);
  • Mais 3 edifícios escolares e antiga sede da Junta de Freguesia de Torrão.