hastear bandeira marco 2023
Publicidade

Esta segunda-feira, dia 5 de junho, alunos, pais e professores reuniram-se na Escola EB 2,3 Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, para hastear a bandeira do programa Eco-Escolas, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAI). O momento serviu para assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na escola marcoense, o programa foi implementado há 18 anos e desde então “foi sempre a crescer. Tem sido um programa muito interessante, que alicia os alunos e que dinamiza todas as vertentes que estão relacionadas com o ambiente”, enalteceu Carlinda Abreu, professora de matemática e ciências.

hastear bandeira marco 2023 5

Para os alunos, a participação no projeto apresenta-se como uma “mais valia”, um vez que a temática da “preocupação ambiental é um tema cada vez mais urgente e que deve estar presente todos os dias”, acrescentou.

Até ao momento, foram várias as atividades dinamizadas em prol do ambiente, entre elas a horta pedagógica, dinamizada pelos alunos. “A reutilização dos materiais, dar uma segunda oportunidade ao material para ser utilizado, tudo isto vem a crescer ao longo dos anos, a tornar-se cada vez mais verdadeiro, mais empolgante. Temos cada vez mais alunos envolvidos neste tipo de ações”, disse a professora.

hastear bandeira marco 2023 1

Na visão de Carlinda Abreu, os conhecimentos adquiridos pelas crianças podem ser a “melhor forma de chegar aos pais, sem dúvida. São eles que levam para casa a mensagem de que devemos poupar a água, devemos estar atentos à torneira a pingar. Pequenos gestos que se tornam enormes e para os quais os meninos chamam a atenção dos adultos”.

hastear bandeira marco 2023 6

O hastear da bandeira é “fruto de todo o trabalho do ano letivo anterior” e a professora deixa o agradecimento “a todas as instituições, alunos, professores, pais, e a toda a gente que esteve envolvida neste programa e que fez com que a ABAI nos atribuísse mais uma vez esta bandeira”, conluiu.

hastear bandeira marco 2023 7