No dia 21 de fevereiro, o Auditório Emergente do Centro Cultural, em Marco de Canaveses, vai acolher, entre as 14h00 e as 17h00, o I Seminário de "Saúde e Segurança no Trabalho".
A Medimarco, em parceria com a câmara municipal, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho e a Associação Empresarial do Marco de Canaveses vão realizar um evento sobre "Saúde e Segurança no Trabalho".
Segundo nota de imprensa, esta será "uma oportunidade valiosa para o aprofundamento de conhecimentos, troca de experiências e promoção de boas práticas em saúde e segurança no trabalho".
A inscrição é gratuita e sujeita à lotação do auditório.
A abertura do secretariado do seminário tem lugar às 13h30, seguido da sessão de abertura, realizada pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses. Pelas 14h15 serão feita a apresentação dos trabalhos por Paula Sousa, diretora dos Serviços para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho - ACT, seguido da gestão dos trabalhadores baseada em IA, orientado por Emília Telo e Isabel Nunes, do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia EU-OSHA - ACT.
Mais tarde, às 15h00, será abordada a Segurança Ocupacional Inteligente: O papel dos Wearables e da IA no Trabalho do Futuro com Susana Rodrigues e Adriana Arrais, do Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science - INESC TEC. Depois segue-se o Projeto Winwork: Criação de ambientes de trabalho saudáveis para a promoção de qualidade de vida e bem-estar nos locais de trabalho com Joana Santos do Politécnico do Porto - Escola Superior de Saúde.
João Matias e Albino Andrade (Medimarco) vão apresentar o tema Doenças Profissionais: Da prevenção à doença declarada, pelas 15h50, para às 16h20 seguir-se o Mapeamento da Sinistralidade no Vale do Sousa com Isabel Vieira, dirigente da Unidade Local de Penafiel - ACT. Quase a terminar, será ainda realizado um debate e uma sessão de encerramento pela Associação Empresarial do Marco de Canaveses, e conjunto com a Medimarco.
