praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 1
Publicidade

A freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, no concelho do Marco de Canaveses, viu esta quarta-feira, dia 11 de setembro, assinado o auto de consignação que permitirá construir a Praceta Manso Preto, que terá o nome do juiz e conselheiro Dr. José Alfredo Soares Manso Preto. Espera-se que a obra esteja concluída num prazo máximo de 180 dias.

A presidente da Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, Raquel Pereira, recordou que esta é uma obra deseja “há cerca de 20 anos” e que, agora, representa o “fruto de uma longa jornada”. Nas palavras da autarca local foi preciso ir “à luta. Tivemos de persistir bastante para que este processo, e este projeto, se tornasse realidade. A concretização desta obra envolveu esforços conjuntos, negociações e partilhas, sempre com o objetivo de proporcionar um espaço de excelência para a nossa freguesia”, revelou.

praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 8

E, por isso, esta cerimónia representa “muito mais que um simples ato administrativo. É o resultado da nossa perseverança, e da nossa vontade em fazer mais e melhor pela nossa freguesia. Este espaço, que agora vemos ganhar vida, foi durante muito tempo, uma ambição, mas nunca deixámos de acreditar na sua importância. O terreno foi doado, já há vários anos, mas foram necessárias várias negociações por elas difíceis, paciência e o esforço conjunto da freguesia e do município essencialmente, para que este espaço se tornasse, mais um espaço de paragem na nossa freguesia, proporcionando um futuro de excelência para todos nós”.

Assim, Raquel Pereira espera que seja “um espaço de encontro, de lazer e de orgulho para todos nós, um local que embeleza a nossa terra, e, ao mesmo tempo, promove o convívio e fortalece o nosso sentido de comunidade”, deixando a promessa de que mais obras serão feitas e afirmando que a junta de freguesia coloca “sempre as pessoas no centro das nossas decisões. A nossa freguesia merece melhor, e é esse o compromisso que renovo aqui hoje, perante todos vocês”, finalizando com um agradecimento à câmara municipal.

praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 5

Também a presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, assegurou que esta praceta vai “ficar muito bonita”, destacando o trabalho do arquiteto Bruno Costa. “O arquiteto vai fazer quase um milagre, que é aproveitar este espaço em todos os seus pormenores, em todos os bocadinhos. Quem vê o espaço agora não imagina como ele vai ficar pelo menos, daqui a dois meses, segundo o empreiteiro nos diz”, avançou.

Nas palavras da autarca, realizar esta requalificação é “um motivo de orgulho. É um processo que já vem há muito tempo por resolver, desde a altura do ex-presidente de junta, Sr. Couto, mas felizmente, às vezes mais vale tarde do que nunca e, após os esforços que foram feitos, conseguimos também levar a cabo esta requalificação da praceta. Nós fazemos obras de milhões de euros no concelho, estamos a fazer muitas, e por isso, esta, em termos de investimento financeiro não é das maiores, mas a importância é grande para a freguesia e para as pessoas que aqui estão e para a junta freguesia que desde há muito tempo tinha esta ambição de requalificar esta praceta”.

praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 4

Cristina Vieira terminou acrescentando que este espaço “pode ser utilizado por vocês, pode ser utilizado por eventos da paróquia, nomeadamente as missas, pode ser utilizado para a promoção das associações da freguesia que podem vir cá fazer os seus eventos, as suas feiras, pequenos espetáculos e, no fundo também para que seja utilizado como espaço de lazer para as crianças, para os mais velhos, para aqueles que entenderem”.

Recordando os últimos investimentos realizados na freguesia, a autarca anunciou também que mais investimentos serão feitos, destacando a requalificação da Prainha: “o avanço desta empreitada está dependente da aprovação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas acredito que esta intervenção colocará Paços de Gaiolo no mapa”.

praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 3

A obra foi adjudicada à empresa Granidera. O empreiteiro da obra parabenizou todos os intervenientes e a população pela obra e recordou a sua importância: “é uma obra muito importante para vocês, para vocês terem um espaço adequado e dou os meus parabéns por esta empreitada”, deixando a promessa de que na próxima semana a obra deverá começar.

Bruno Costa, arquiteto responsável pela obra, começou por realçar que “os espaços vazios têm tanta ou mais importância do que um edifício, porque serve de praça e reencontro… imagino, dentro de meses, a mesma massa humana aqui presente”. Desta forma, o arquiteto pretende criar uma praça com “hierarquia, zonas de sol, sombra, abrigo, lugares sentados e em pé”, através da utilização de material de granito combinado com um material contemporânea para que seja um sítio de “encontro para mais velhos e mais novos e que possam ser feitos eventos importantes”.

O custo total da obra ronda os 35 mil euros e foi financiada pela câmara municipal.

praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 2
praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 1
praceta manso preto penha longa pacos gaiolo marco canaveses 7