teatro burlarte marco seniores
Publicidade

Na tarde desta segunda-feira, dia 27 de março, cerca de 120 idosos assistiram a duas representações teatrais e a uma tertúlia sobre burlas, intitulada “Burlarte”. O evento, que pretendeu assinalar o Dia Mundial do Teatro, foi promovido pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em parceria com o Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante, a Universidade Sénior de Marco de Canaveses e a Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo.

As duas representações foram escritas por Carmina Bernardes, reitora da Universidade Sénior do Marco. “A GNR de Amarante soube que a universidade tinha um grupo de teatro e abordou-me, no sentido de colaborar com eles. A iniciativa partiu da GNR, só que eu é que escrevi o guião, com base em notícias e também em relatos de idosos”, sublinhou.

teatro burlarte marco seniores 2
Foto: Município do Marco de Canaveses

De acordo com a autora das representações, esta é uma forma diferente de sensibilizar a população mais idosa “que é, muitas vezes, alvo dos burlões. É uma forma mais interessante de passar a mensagem. Acho que é muito interessante, os nossos seniores ainda ficam mais sensibilizados e espero que nunca lhes aconteça. Acho que, serem eles a incorporar personagens de burlões, ainda causa mais impacto”, acrescentou.

Após as representações, seguiu-se a tertúlia sobre burlas, que foi conduzida pela Cabo Paula Costa e pelo Cabo Filipe Sanches do Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Amarante e responsáveis pelo ‘Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança’ e contou com o testemunho e partilha das histórias de dois idosos do concelho vítimas de burla e tentativa de burla.

teatro burlarte marco seniores 3
Foto: Município do Marco de Canaveses

Presente na iniciativa esteve a vereadora da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, responsável pelos Pelouros da Ação Social e da Saúde, Clara Marques, que alertou “para a importância da prevenção dos crimes que aqui são abordados, nomeadamente as burlas. Estas iniciativas, que promovemos junto dos idosos, servem para passar a mensagem de que as forças policiais servem para nos ajudar. Esta, em específico, é uma forma de alerta para todos os seniores, uma parte da população mais frágil para um crime que, infelizmente, é muito recorrente. As forças de segurança estão do nosso lado e servem para nos ajudar e fazer com que vivamos em paz e segurança, nunca devemos, por isso, hesitar em recorrer à GNR em situações que precisarmos”, disse.

teatro burlarte marco seniores 4
Foto: Município do Marco de Canaveses

A atividade contou com a presença dos idosos de quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social designadamente o Centro de Dia da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo, o Centro Social e Paroquial da Vila de Alpendorada (Cspva Alpendorada), o Centro de Dia de Favões e a Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (ADRM – Rio de Moinhos).

Após Marco de Canaveses, seguem-se apresentações em Amarante e também em Baião.

teatro burlarte marco seniores 5
Foto: Município do Marco de Canaveses