vitoria pinheiro marco canaveses doenca rara
Publicidade

Vitória Pinheiro, uma menina de três anos, natural do Marco de Canaveses, foi diagnostica com uma doença rara: Lipofuscinose Ceróide Neuronal Juvenil, cerca de um ano depois do nascimento.

É o único caso que existe em Portugal e caracteriza-se pela perda de visão, epilepsia, deterioração motora e cognitiva e distúrbios psiquiátricos e comportamentais e, por isso, requer vários equipamentos que têm custos avultados. De momento, os pais, Cristina Araújo e Francisco Pinheiro encontram-se “desesperados” para conseguirem uma cadeira adaptada para a filha. 

“Precisa de mais do que somente a cadeira, mas estamos a fazer as coisas aos poucos. No fundo, é um carrinho de transporte para ela andar e tem o custo de cerca de 2815 euros. Para nós é um valor impossível de pagar”, partilha em conversa com o Jornal A VERDADE.

vitoria pinheiro doenca rara 3

Os pais destacam que “toda a ajuda é bem vinda, nem que seja um euro. Ela vai precisar de outros equipamentos, mas estamos a priorizar”. Também as terapias têm tido um impacto no orçamento da família, mas Cristina Araújo partilha que a terapia tem “ajudado. Já começou a mastigar, aos poucos está a ficar melhor, estou a ver evolução na minha filha. Por exemplo, ela tem pouca visão, antes não olhava para ninguém e agora já olha para as pessoas”.

doenca rara crianca marco

Se pretender contribuir e ajudar esta menina com três anos pode fazê-lo através do IBAN (PT50003504380005803293066) disponibilizado na página de Facebook criada pelos pais. “Agora é a minha filha, mas ninguém sabe o dia de amanhã”, é a mensagem final deixada pela mãe Cristina Araújo.

Conheça a história da pequena Vitória Pinheiro