Fotografia: Toka & Dança
Esta quinta-feira, dia 25 de julho, os Toka & Dança lançam oficialmente o novo álbum "POPular", em todas as plataformas. Este sábado (27 de julho), a banda marcoense vai apresentá-lo, também, nas Festas de Verão em Honra de Santa Maria de Sobretâmega, no Marco de Canaveses, às 23h30.
Para os irmãos Francisca e Rafael, este álbum vem criar uma "brecha entre dois mundos": o mundo do pop e da juventude e o mundo da música tradicional, direcionada a um público mais velho.
"No fundo, é a fusão entre o estilo popular e o estilo pop. "Toka e Dança" é um projeto que tem uma matriz tradicional mas, neste álbum, desejamos alcançar outros estilos musicais, de forma também a alcançar novas faixas etárias", explica Francisca. Decidiram então desenvolver dez temas diferenciados, completamente originais.
Com o quarto álbum, a banda formada em 2017 pretende continuar a preservar tradições: "temos "viras", temos "malhões", mas também outros estilos musicais, sempre com um denominador comum que é o recurso a instrumentos tradicionais, como é o caso da concertina e da guitarra portuguesa", diz a jovem cantora.

Uma das principais diferenças em relação aos trabalhos anteriores está nas letras, que "agora têm um cariz mais cuidado e abordam assuntos, abordam temas, de maior complexidade". Rafael sublinha que "existe sempre uma mensagem nas nossas letras". São exemplo, a canção "Coração de Portugal" que "fala sobre o nosso Portugal, mas de uma forma bastante eclesiástica" e a canção "Já cresci", um tema que Francisca descreve como "mais calmo" e que passa "uma mensagem que, para nós, era muito importante transmitir", a ideia de que "fizemos um percurso", diz Rafael, e "agora estamos a verificar um crescimento ao longo do tempo, não só a nível pessoal como a nível profissional", termina a irmã.
O Toka & Dança estará amanhã, dia do lançamento, no programa da TVI "Dois às 10" e no sábado, dia 27 de julho, nas festas de Sobretâmega "que é a nossa terra natal e tem um cariz mais especial". Rafael deixa um "bem haja" à comissão de festas "que todos anos nos têm recebido. É bom!".
Os irmãos deixam um convite a "todos os nossos fãs, amigos e simpatizantes" a ouvirem POPular e deixam um convite especial, "de coração aberto", a "todos aqueles que olham de uma forma menos positiva para este estilo", para que estejam "dispostos a ouvir este novo álbum. É um álbum bastante comercial e não tem essa cara (de popular)".
Toka & Dança garantem que "vão ficar surpreendidos".
https://averdade.com/toka-e-danca-continuam-a-espalhar-a-boa-disposicao-em-portugal-e-alem-fronteiras/