team bianchi prata mundial bajas hungria
Publicidade

Foto de @inginecreators

O Team Bianchi Prata Honda venceu o Mundial de Bajas Hungria 2023 este sábado, dia 12 de agosto, após mais de 650 quilómetros de uma prova “exigente para pilotos e máquinas”. 

O líder do grupo, Pedro Bianchi Prata, esteve aos comandos da Honda CRF450RX, e terminou a prova como primeiro classificado da Classe 3 e quarto da geral no Campeonato Mundial de Bajas da Federação Internacional de Motociclismo.

Perante a conquista, o piloto marcoense afirmou que: “foi uma prova muito dura, já não corria na Hungria desde 2016 e a prova continua super bem organizada, as especiais eram dentro de um campo militar e havia de tudo, partes rápidas de piso bom e também muita pedra e muita água, que não é nada bom para as motos”, realçou. 

team bianchi prata mundial bajas hungria 2

Foto: @inginecreators

Do ponto de vista físico, Bianchi Prata considera que foi “bastante exigente, mas senti-me rápido durante todo o fim de semana. Conseguir ficar em quarto lugar da geral, no meio de pilotos com metade da minha idade, deixa-me muito contente. Ganhar a classe e subir no campeonato para terceiro da geral foi ótimo”, confessou. 

Ao resto da equipa deixou um agradecimento: “obrigado ao Filipe e ao Alex pelo excelente trabalho antes, durante e depois da corrida, pois esta corrida é a mais de 3000 quilómetros de casa. Parabéns ao João Gomes pela evolução nesta prova e o sexto lugar na classe open. Agora é tempo de uns dias de férias e estar com a minha Maria e o meu futuro filho e recarregar baterias para a segunda parte da época”, terminou. 

O Mundial de Bajas contou com dois dias de provas e cinco especiais cronometradas. Na sexta-feira, 11 de agosto, a prova arrancou com o prólogo de sete quilómetros, seguido das especiais de 107 quilómetros cada. Já no sábado foram realizadas mais duas especiais, de 120 quilómetros cada. 

team bianchi prata mundial bajas hungria 3

Foto: @inginecreators

Para a equipa do Bianchi Prata, o primeiro dia foi marcado por “mudanças de piso constantes e poças de água com mais de um metro de profundidade”. Também para João Gomes, piloto da Mototur apoiado pelo Team Bianchi Prata, foi possível conquistar o sexto lugar na classe open. 

João Gomes descreveu a prova como “muito dura pelo calor e condições do percurso. Muita água, muita pedra, muitos whoops e poucas retas. Mais uma Baja do circuito mundial para o meu currículo, venha a próxima que provavelmente será a Baja do Oeste em outubro, mas tenho tempo para treinar e para melhorar. Obrigado pelo apoio de todos, em especial do Pedro Bianchi Prata e da Mototur”.

A próxima prova do Team Bianchi Prata Honda – Marco de Canaveses será a Baja de Reguengos no final de setembro.

team bianchi prata mundial bajas hungria 1

Foto: @inginecreators