Depois da conquista do título de campeão da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, no dia 1 de maio, o Futebol Clube de Alpendorada, do concelho de Marco de Canaveses procedeu à entrega da taça e das medalhas numa cerimónia que decorreu esta sexta-feira, dia 6 de maio, no Estádio Municipal. 

Na cerimónia foram vários os presentes, entre eles o presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, que destacou “o empenho e a motivação que a equipa demonstrou durante a época”, salientando também que a junta “estará sempre ao lado dos que lutam e que vencem na terra”.

A conquista do título assegurou a subida ao Campeonato de Portugal e António Silva, presidente da direção do FC Alpendorada, enalteceu uma taça conquistada “com todo o mérito” e revelou a “continuidade por mais um ano no clube. Vou tentar fazer uma nova festa, porque é um sonho meu e vamos lutar por um lugar que sempre quis”.

Alegria partilhada pelo treinador, Renato Coimbra, que dirigiu um agradecimento ao presidente “que sempre acreditou em todos nós e nos deu todas as condições para podermos fazer este trabalho”. O treinador destacou também o papel dos adeptos “que foram o 12.º jogador.  “Conforme a equipa foi ganhando, sentimos cada vez mais que tínhamos os adeptos a apoiar-nos, dentro e fora de portas. Nesta fase final havia uma comunhão muito grande entre a equipa e os adeptos que estavam muito orgulhosos do nosso trabalho e da forma como estávamos a representar a freguesia”. A conquista da taça foi, para Renato Coimbra, “o reconhecimento de nove meses de trabalho”.

Por sua vez André Moreira, capitão de equipa, sublinhou “a sensação de dever cumprido. Trabalhamos muito, abdicamos de algumas coisas e o resultado final foi este, a conquista da subida de divisão, que nos deixa muito orgulhosos”. No clube há 14 anos, o capitão garante que a equipa vai “continuar a trabalhar com muita entrega. Quem aqui chegar vai perceber que é um clube diferente e especial”.

Para parabenizar a conquista do FC Alpendorada, o presidente da associação de futebol do Porto, José Neves, foi um dos presentes que enalteceu “uma moldura humana que inveja qualquer clube da primeira liga”. José Neves não tem dúvidas de que o título “é apenas um começo e uma escada que tem de ser subida pelo Alpendorada”.

A assistir também à entrega da taça conquistada no dia 1 de maio, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Paulo Couto, salientou que “numa altura em que a subida de divisão é cada vez mais difícil, a conquista da taça é uma honra”. O vereador dirigiu-se aos atletas “que vão ser o futuro da equipa e da freguesia”, mas também destacou o apoio dos adeptos “muito importante em todas as deslocações. É fundamental para quem está dentro das linhas sentir o apoio de todos”, acrescentando também que “é importante para o município ter uma equipa no campeonato nacional” e, por isso “vai continuar a apoiar”.

A cerimónia decorreu a partir das 19h30 no Estádio Municipal de Alpendorada.