logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco de Canaveses: Requalificação do Cais e Praia Fluvial de Bitetos foi inaugurada

Redação

Foi inaugurado, na noite deste domingo, dia 2 de julho, o projeto de requalificação do Cais e Praia Fluvial de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão. Após a inauguração formal da obra, teve lugar o concerto da fadista Carminho.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses destacou o "orgulho" por ver a conclusão desta obra. "Começamos há três anos e oito meses a preparar esta obra. Tivemos de saber gerir e lidar com alguns constrangimentos, nomeadamente a pandemia e também a crise na construção civil. Mas estamos orgulhosos", disse.

A autarca realçou ainda o facto do projeto ter sido pensado por um arquiteto natural da freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão. "Sabia qual era o potencial deste rio e deste cais, também para os desportos náuticos. E também tivemos a sorte de termos um empreiteiro desta terra, da Inersel, que também teve aqui um empenho muito grande", sublinhou.

Para Cristina Vieira, a importância desta obra alarga-se a toda a região do Tâmega e Sousa. "Esta é a porta de entrada, via fluvial, do concelho e é, para nós, um postal que queremos erguer com orgulho para aqueles que cá vêm", acrescentando que haverá outra obra complementar. "Investimos aqui dinheiro, tornamos este espaço mais apetecível, mais agradável, mas agora há que resolver o problema de estacionamento, porque cada vez são mais as pessoas que vêm para Bitetos", recordando que a praia é acessível a todos e uma das prais fluviais com água de qualidade excelente no rio Douro. 

O objetivo passa, também, por atrair pessoas de fora do concelho. "Temos um património arquitetónico e paisagístico muito especial, com tudo aquilo que temos para mostrar aos turistas e, por isso, isto é uma aposta", frisou, relembrando ainda outros projetos "estruturantes" a nível fluvial, que implicam "reestruturações e requalificações junto das guias fluviais e temos a certeza que vão garantir também um maior e melhor desempenho turístico do concelho".

O arquiteto da obra, Bruno Costa, no seu discurso, afirmou que este foi um dos "dias mais felizes" da sua vida. "Como todos, eu tenho sonhos, estudei para isso. Mas entre sonhar e concretizar é diferente. Nasci e cresci em Alpendorada, cresci muito em Bitetos, aprendi a nadar, aprendi a pescar com o meu primo, aprendi a andar de caiaque, ou seja, tal como muitos eu sei do que estamos a falar e sei o que é Bitetos. Sei o que significa para mim, tudo aquilo que foi feito", constatou.

O responsável pelo projeto concluiu que achava que "era pouco Bitetos ser um parque de estacionamento. Percebo tudo o que dizem, percebo a necessidade de estacionamento, agora não imaginam o orgulho que é abrir os desenhos e sentir o orgulho em ver o projeto concretizado e saber que faria exatamente igual", acrescentando que está a ser feito "o caminho" para a parte do estacionamento. "Existe um estudo, estamos a fazer o caminho, vamos conseguir, mas vai dar luta", disse.

Agradeceu também à empresa que fez a obra e à presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, bem como a todos os que trabalharam consigo. "Eu sou técnico, fiz o meu trabalho, mas a ideia foi brilhante, porque durante anos que se reclamava e foi a presidente que teve a iniciativa. Acredito que não tenha sido fácil, mas a postura que teve sempre merece isso, a presidente está a dar aquele input que se dizia. Está a pôr-nos nivelados com os outros, não somos mais, mas também não somos menos. Está a dar a oportunidade e eu fico muito grato neste investimento na cultura", deixando ainda a certeza de que as entidades vão passar "a olhar para Bitetos de outra forma, porque nós estamos a provar que gostamos disto, estamos a provar que queremos isto e por isso estou muito grato".

Por sua vez, José Oliveira, da empresa responsável pela obra, a Inersel, defendeu que Bitetos é, agora, "a sala de visitas do Marco de Canaveses", dirigindo ainda uma palavra à presidente, "pelo empenho que teve, pela escolha que fez dos seus técnicos. Este espaço está maravilhoso, pode não agradar a toda a gente, mas está de parabéns.  Dizer que todo este trabalho que está aqui elaborado, é oriundo da nossa zona e tenho de dar aqui especial relevo às empresas e aos empresários do granito que transformando pedra em bruto têm esta bela obra de arte que aqui hoje nós visitamos".

Deixou ainda um agradecimento "a várias empresas na elaboração da obra", não esquecendo a empresa que representa. "Aos seus dirigentes, corpo técnico e, especialmente, trabalhadores que deram o seu melhor para que hoje esta obra esteja aqui".

Por fim, José Oliveira deixou o apelo para pegarem no estudo feito para que a obra "tenha mais eficácia e tenha aquilo que merece", o referido acesso. "Peguem nesse projeto e dinamizem e façam o que não foi possível fazer até aqui", constatou.

Por fim, e em declarações ao Jornal A VERDADE, o presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, afirmou que "a obra vai dignificar o local", esperando que agora "seja dada alguma visibilidade àquela zona. Estou totalmente de acordo quanto à obra", referindo que o acesso seja "feito para estar completa". Contudo, demonstrou o seu descontentamento por "não ter discursado ninguém da junta de freguesia durante a inauguração. Acho que foi uma falta de respeito para com o povo desta terra, não para mim. Acho que as pessoas merecem, pelo menos, um pedido de desculpas de quem organizou a inauguração".

O projeto de requalificação do Cais e Praia Fluvial de Bitetos representou um investimento total do Município de cerca de 1,9 milhões de euros, financiado em 1 312 593,22 euros pelo Portugal 2020 e Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A noite terminou com um concerto da fadista Carminho.

Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses
Foto: Município de Marco de Canaveses