praia bitetos banhos
Publicidade

A praia fluvial de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, encontra-se interdita a banhos desde terça-feira, 29 de agosto, após análises à qualidade da água, feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A informação foi divulgada, em comunicado, pela Autoridade Marítima Nacional, que refere que a água do rio Douro naquele local revelou “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência”.

No mesmo comunicado é referido que, “após ter recebido a informação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a desaconselhar a ida a banhos na praia fluvial, o Comando-local da Polícia Marítima do Douro, em colaboração com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos”.

Em estrita colaboração com o Comando-local da Polícia Marítima do Douro e em coordenação com os Nadadores Salvadores, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses garante que tomou “as medidas necessárias para garantir a segurança e bem-estar dos utilizadores da praia, tendo sido hasteada a bandeira vermelha e colocados avisos no local”.

A interdição permanecerá em vigor até serem obtidos resultados de contra-análise que revelem que os valores microbiológicos da água se encontram dentro dos limites aceitáveis. A autarquia adiantou que a contra-análise está programada para ser realizada esta quarta-feira, dia 30 de agosto, e a Câmara Municipal espera que seja possível obter resultados até sexta-feira.

“Agradece-se a compreensão e cooperação de todos enquanto os técnicos trabalham para resolver esta questão e assegurar que a praia fluvial de Bitetos esteja em conformidade com os padrões de qualidade pelos quais é reconhecida”, terminou o município.

Atualizada às 10h40 de 30 de agosto de 2023.