O Campeonato Mundial de Bajas concluiu, no dia 1 de dezembro, o calendários de provas da modalidade, a prova de três dias realizada no Dubai marcou o fim do campeonato e confirmou os grandes vencedores deste ano e entre eles esteve Pedro Bianchi Prata, piloto do Marco de Canaveses.
O atleta da equipa 'Team Bianchi Prata Honda – Marco de Canaveses' superou as três etapas desta prova, terminando esta prova em segundo lugar mas conquistando o terceiro lugar na geral do campeonato, bem como o primeiro lugar da classe três.

O primeiro dia da prova foi disputada com um prologo de 3,5 quilómetros nas montanhas de Hatta, o segundo com uma etapa de 195 quilómetros e o terceiro com uma etapa de 194 quilómetros, que foram percorridos dunas e deserto aberto.
Pedro Bianchi Prata venceu o campeonato na classe três, embora nesta prova tenha sido segundo classificado e no Campeonato principal da classificação geral foi terceiro, frente a pilotos muito mais novos.
O piloto revela que "não podia estar mais contente, depois de tanto esforço e trabalho de um ano inteiro é tão bom vencer o campeonato".
A prova "foi mais uma Baja muito dura e foi fundamental poupar a moto, pois as dunas estavam muito moles. Andei rápido desde o início, mas nunca arrisquei, pois sabia que não podia cometer erros pois ainda estava em jogo o lugar do campeonato na geral. Não consegui o segundo lugar da geral no campeonato, pois a concorrência dos pilotos locais era muito grande e nas dunas são muito rápidos, fiquei a poucos pontos, mas o terceiro lugar deixa-me muito contente", explica Pedro Bianchi Prata.
O atleta acrescenta: "ganhei quarto provas do campeonato na classe, onde participaram mais de 20 pilotos de 8 países diferentes, foi um ano muito disputado, obrigado ao Marcelo Jesus e a todo o staff, pelo seu empenho pois fizeram um grande trabalho, não falhou nada durante o ano inteiro".

No fim da prova o piloto do Marco de Canaveses admitiu: "vínhamos para o Dubai para conquistar também o Vice Campeonato da Geral, mas infelizmente só levamos o campeonato da classe para casa, as corridas são mesmo assim e o deserto não é fácil".
O atleta agradeceu a todos os pilotos e mecânico da equipa e ainda pelo "carinho de todos os portugueses que nos escrevem, e mais uma vez provamos que Portugal é muito mais que futebol".
Assim, terminado o campeonato Pedro Bianchi Prata diz: "agora só quero voltar para casa para a minha família, que uma semana fora de casa longe do meu filho parece uma eternidade, este campeonato é para o Vicente e para a Maria".