etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 9
Publicidade

As obras da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Avessadas e Rosém vão arrancar no dia 18 de novembro. A empreitada resulta de um investimento da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, no valor de 1 milhão 902 mil euros e com um prazo de execução de um ano.

É um “sonho de menino” que o presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém vê agora concretizado e que vai garantir “mais qualidade de vida a todos”, disse Manuel Manuel Sousa que se mostrava “satisfeitíssimo” pelo avanço das obras da ETAR.

etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 8

Na assinatura pública do Auto de Consignação, que decorreu esta quinta-feira, 31 de outubro, na Sede da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, o autarca afirmou ter “confiado nas palavras da presidente de câmara. Sabíamos que a obra era uma realidade e, hoje, chegou o dia. É uma boa forma de terminar o mandato, melhor do que isto não podia ser”, disse Manuel Sousa aos jornalistas.

Em representação do consórcio entre a empresa Ambígua – Gestão de Equipamentos de Água S.A. e a Edilages SA, Joaquim Santos afirmou que será feito “o melhor possível e com qualidade” dentro do prazo estabelecido, para se apresentar uma ETAR “de última geração”.

etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 6

ETAR de Avessadas e Rosém vai “colmatar uma necessidade sentida e reclamada”

Localizada no Lugar de Vilar, onde o Município do Marco de Canaveses adquiriu um terreno no valor de 30 mil euros, a ETAR de Avessadas e Rosém vai “colmatar uma necessidade sentida e reclamada” pela população e está dimensionada para tratar as águas residuais provenientes de 2500 habitantes.

Ao nível tratamento, no sentido de minimizar o impacto das novas infraestruturas que a ETAR venha a beneficiar, e se possível até melhorar as condições ambientais envolventes da comunidade, foram “tomadas as opções que, de um modo geral, garantam a qualidade de vida, do ponto de vista ambiental, social e turístico”, garantiu Cristina Vieira.

etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 3

De acordo com a presidente da Câmara Municipal, está prevista a construção de uma ETAR com “tecnologia moderna, a mais atual em regime de arejamento prolongado”, tratando-se por isso de uma infraestrutura “de última geração. É o melhor que há no mercado. Se temos dúvidas basta visitar a ETAR da Ponte das Tábuas, foi o mesmo consórcio que levou a cabo a obra”.

A nova infraestrutura terá uma capacidade de tratamento “de grande qualidade” e está projetada para “dar resposta a muito mais casas do que aquelas que hoje (2500). Vai servir muito mais, o que significa que está preparada para o futuro“, explicou.

etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 10

A construção da ETAR tem por objetivo fazer com que as águas residuais da freguesia, e de algumas ruas da freguesia do Marco, tenham “um grau de tratamento que permita salvaguardar o meio ambiente envolvente, cumprindo a legislação aplicável”, acrescentou a autarca, que aproveitou o momento para destacar o plano de investimento do executivo municipal que, “em apenas sete anos já investiu mais de 12 milhões de euros” em água e saneamento e “não vai ficar por aqui”, garantiu.

Cristina Vieira recordou o investimento nas Redes Públicas de Abastecimento de Água e Saneamento, na freguesia de Avessadas e Rosém, que engloba também algumas ruas da freguesia do Marco, de dois milhões e 117 mil euros, uma intervenção que permite a ligação de mais 314 casas às redes de abastecimento de água e de mais 420 à rede de saneamento.

etar avessadas e rosem auto consignacao 2024 5

No total, a Câmara Municipal já investiu “mais de cinco milhões de euros” em obras de água e saneamento na freguesia “em pouco mais de um ano” e espera que, depois de concluídas todas as obras previstas, a cobertura da rede se fixe nos 80%, “o que é ótimo para quem está no zero”.

Com todo o investimento realizado, o objetivo da autarquia passa por “recuperar o tempo perdido” e “moldar um futuro cada vez melhor para os marcoenses e para as próximas gerações. O Marco de Canaveses está mais ativo e dinâmico do que nunca e este é um motivo de orgulho para todos nós“, concluiu a autarca, que pediu a “compreensão da população” com o decorrer das obras.