parques infantis marco
Publicidade

O Dia Mundial da Criança foi assinalado em Marco de Canaveses com várias atividades a decorrer ao longo do concelho. Para além da abertura do FLIM – Festival Literário do Marco de Canaveses, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, foram também inaugurados dois novos parques infantis, localizados nas freguesias de Tabuado e de Penha Longa e Paços de Gaiolo.

O primeiro parque infantil a ser inaugurado foi o de Tabuado e, apesar da chuva, os mais pequenos, munidos com capas impermeáveis, estiveram presentes na pequena cerimónia, que decorreu no Centro Social e Cultural de Tabuado. Após a cerimónia, houve o momento da inauguração, que foi da responsabilidade da presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, e do presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, José Fernando Barbosa.

parques infantis 7

O autarca local, em declarações ao Jornal A VERDADE, mostrou-se “orgulhoso” em ver a concretização de um objetivo na sua freguesia. “Só agora foi possível, mas fizemo-lo com toda a dedicação. Foi feito com toda a alegria e com toda a vontade de termos um espaço que pudesse, no futuro, ajudar as nossas crianças a criar memórias”, garantiu, acrescentando que este tipo de locais “são extremamente importantes no processo de desenvolvimento das nossas crianças. Este espaço está num local fantástico”.

O presidente deixou um convite “a toda a população, não só da freguesia, para visitarem os espaço. Os pais podem vir fazer um pouco de desporto, enquanto os filhos estão no parque a divertir-se e a criar memórias, que são importantes para o processo de crescimento das crianças”.

parques infantis 1

Seguiu-se a inauguração do parque infantil em Penha Longa, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, que contou com a benção por parte do pároco da freguesia, Pedro Oliveira, bem como com um lanche para todos os presentes.

Raquel Pereira, presidente da Junta de Freguesia, referiu que foi concretizado “um sonho” e “uma promessa eleitoral. Era uma necessidade das crianças terem um espaço onde pudessem brincar e comunicar entre elas. Hoje, o espaço está aqui, o sonho está realizado e as crianças, certamente, vão ser mais felizes”.

parques infantis 6

Para a autarca, a inauguração acontecer no Dia Mundial da Criança, foi “a cereja no topo do bolo. Era objetivo proporcionar isso às crianças, algo que marcasse o dia delas”, acrescentando que é “objetivo futuro valorizar ainda mais o espaço”, com a colocação de máquinas de manutenção. Por agora, o destaque vai para “as mesas de piquenique” que permitem um convívio entre famílias e também para a localização, uma vez que se encontra ao lado do campo de futebol, “onde é possível fazer um pouco de desporto”.

A presidente deixou um convite “a todos para ficarem a conhecer o parque infantil que foi concretizado neste local”, garantindo que “foi pensado para toda a família”.

parques infantis 5

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, recordou, em declarações à imprensa, que estes dois parques infantis “foram objetivos dos senhores presidentes de junta”, sendo que o município comparticipou “financeiramente na colaboração destes dois parques infantis, com o valor de 35 mil euros, mais nove mil euros em materiais e mão de obra”.

Para a autarca, este “é um apoio à comunidade”, do concelho, nomeadamente às crianças. “É poder contribuir para a felicidade das nossas crianças e poder assinalar desta forma tão feliz e tão eufórica o Dia Mundial da Criança no concelho”. E acrescentou que os parques infantis foram colocados em locais públicos, “de fácil acessibilidade para poderem estar ao ar livre e deixar os computadores e telemóveis de lado e desfrutar daquilo que podemos dar, que é um parque infantil, didático, com boas condições de segurança, para que se possam divertir”.

parques infantis 4

Por fim, Cristina Vieira deixou um “convite à população de Penha Longa e Paços de Gaiolo e também de Tabuado, para que venham conhecer estes parques infantis”.

As inaugurações contaram com a presença de membros do executivo municipal e também dos respetivos executivos de freguesia.