A recente iniciativa de reflorestação promovida na freguesia de Tabuado, concelho do Marco de Canaveses, superou "todas as expectativas", contando com a participação de mais de 300 pessoas ao longo dos vários dias de plantação. O projeto, que inicialmente previa a plantação de 2.000 árvores, acabou por ultrapassar essa meta, atingindo as 2.250 árvores plantadas.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, José Fernando Barbosa, a adesão da comunidade escolar foi um dos aspetos "mais positivos" da iniciativa, destacando-se a importante componente educativa ambiental. "Foi muito gratificante ver a participação ativa de alunos, professores, pais e escuteiros. O nosso objetivo é criar uma consciência ambiental desde cedo, porque este é um trabalho para as futuras gerações", afirmou.
A plantação focou-se em espécies autóctones, mais adaptadas ao clima local e com maior resiliência ecológica, contribuindo para a biodiversidade e prevenção de incêndios. Além disso, a ação teve o apoio de diversos proprietários de terrenos, que cederam espaço para a plantação, e de várias entidades locais, que se envolveram ativamente no projeto.
O sucesso desta iniciativa abre portas para novas ações no futuro. "Intervencionámos cerca de metade da área prevista, e já estamos a preparar uma nova candidatura para dar continuidade ao trabalho. Além disso, queremos apostar também em ações de conservação e manutenção das áreas reflorestadas", acrescentou o autarca local.
No final, foi deixado um agradecimento especial a todos os participantes e entidades envolvidas, reforçando o compromisso de continuar esta parceria por muitos anos.
Recorde-se que esta iniciativa surgiu na sequência do incêndio "devastador" que afetou a freguesia de Tabuado em setembro de 2024. A junta de freguesia, em parceria com a Iris – Associação Nacional de Ambiente, submeteu uma candidatura ao projeto Floresta Comum, que resultou na oferta de duas mil árvores para a criação de um novo espaço. As atividades decorreram nos dias 17, 18 e 25 de janeiro e 1 de fevereiro