marco agrival 2023 destaque
Publicidade

O quarto dia da 42.ª edição da AGRIVAL, 21 de agosto, foi dedicado ao concelho do Marco de Canaveses, com a realização de várias iniciativas, como a mostra de artesanato ao vivo, sorteio de brindes, provas de vinhos verdes da Rota dos Vinhos do Marco, degustação da doçaria típica do concelho e, ainda, a atuação da Tuna Sénior de Sta. Eulália de Constance (Tuna Constance Tssec), no Palco Tradições.

O concelho do Marco de Canaveses “tinha de estar presente” no stand ‘Douro, Tâmega e Sousa’ da CIM do Tâmega e Sousa e num evento que “aborda, principalmente, o setor primário e tudo o que está conexo a ele”, começou por afirmar Nuno Pinto, vereador e vice presidente da autarquia.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Nuno Pinto destacou um certame que “se abre à região” e no caso do concelho marcoense é uma montra para mostrar “as grandes potencialidades que temos. Aproveitamos este dia para, de forma simbólica, representando algumas das atividades que temos, marcar a distinção que o município faz“.

agrival marco 0002

No Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel estão presentes 23 stands de empresas marcoenses que representam “a mancha produtiva do Marco de Canaveses, como o setor da pedra, artesanato, turismo, comercialização de maquinaria ligada à pecuária e agricultura, setor automóvel. É uma pequena amostra do concelho, que é jovem, que tem tudo para crescer e é essa imagem que queremos passar na AGRIVAL”, referiu.

O artesanato marcoense fez-se representar no stand ‘Douro, Tâmega e Sousa’ e Glória Silva, presidente da Associação de Artesãos do Marco, mostrava-se feliz pela transmissão da tradição aos mais jovens que tem vindo a acontecer. “Já passou para a geração mais jovem e que muito nos orgulha. Significa que estamos a transmitir conhecimento, e é esse o objetivo da associação: proteger o artesanato marcoense”.

Estar presente na AGRIVAL, é “sempre importante, porque é um ponto de encontro de vários artesãos e de comerciantes. É muito importante não só na divulgação do artesanato e dos artesãos, como também da parte comercial que muito os ajuda durante o ano a sobreviver”, concluiu.

A Feira Agrícola do Vale do Sousa continua até ao próximo domingo, dia 27 de agosto.