festa sao joao
Publicidade

Junho é o mês dos santos populares e o dia 24 é a vez do São João. Para assinalar a data e “reavivar” tradições, a freguesia de Bem Viver preparou uma Festa de São João onde “não faltará animação”.

Quem o diz é o presidente da junta de freguesia, Ricardo Soares. “Queremos recuperar as tradições que, de forma mais vincada, tinham lugar na extinta freguesia de Favões. Teremos um desfile das marchas e um arraial, que decorrerá no Largo da Feira Nova”, explicou.

Este ano serão duas as marchas que desfilarão pelas ruas da freguesia “com mais de 30 pares cada. Inicialmente seria apenas uma, mas, felizmente, acabou por ser criada uma segunda”. Acrescenta que o objetivo é “que, no futuro, sejam criadas mais marchas, lembrando o saudável bairrismo que fortalece uma tradição, das mais antigas do concelho”.

O ano de 2022 marca também o regresso desta iniciativa, que esteve dois anos sem se realizar devido à pandemia da COVID-19. “Vamos retomar esta festa popular, sendo certo que há em nós a plena noção de que ainda precisamos ter alguns cuidados, porque a pandemia da COVID-19 ainda não acabou. Queremos trazer animação a toda a freguesia e é por isso que convidamos as três comissões de festas a participarem. Precisamos de criar dinâmicas que estreitem a relação entre a população. Não podemos esquecer que somos uma freguesia recente, criada em 2013, cuja organização e dinâmica territorial carece de especial atenção e do forte envolvimento das autoridades locais. Este evento tem esse objetivo, recordar não só as tradições, mas também relembrar aquilo que nos é mais importante, as nossas semelhanças, a nossa história e a nossa união”, enalteceu.

whatsapp image 2022 06 20 at 16.39.57

Ricardo Soares garantiu que é pretensão da autarquia local “manter esta iniciativa” e a aposta é que, no próximo ano, pelo menos, “sejam três marchas” e que “o evento seja cada vez melhor e mais abrangente”.

A Festa de São João de Bem Viver começa com a animação musical proporcionada por “Sofia do Acordeão”, seguindo-se o desfile e atuação das Marchas Populares e, no final, terá lugar a atuação da banda Tradição d’Ouro. Mas a animação não fica por aqui, após estas atuações, a festa continua com o DJ Pedro Ribeiro. “É uma festa para todas as faixas etárias, que começa cedo e que termina de madrugada”, disse.

Ricardo Soares deixou ainda um convite para a Festa de São João de Bem Viver: “Somos a única freguesia que terá marchas este ano e queremos convidar toda a população a visitar a freguesia, a juntar-se a nós nesta tradição que tanto nos diz e a celebrar aquilo que nos une e distingue enquanto povo”, concluiu.