fatima soares festival cannes legua 1
Publicidade

No passado dia 23 de maio, Fátima Soares, natural de Vila Boa de Quires, concelho do Marco de Canaveses, juntamente com a equipa do filme “Légua” viajaram até Nice para participar no Festival de Cannes. 

Foi durante a Quinzena de Cineastas que as gravações do filme “Légua”, realizadas na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, passaram pelos ecrãs do Festival francês.

Em conversa com o Jornal A VERDADE, Fátima Soares partilha que ao entrar na passadeira vermelha ouviu com “muito orgulho” o nome Légua e Fátima Soares. Durante todo o processo, o que a deixou mais “feliz” foi levar “um cantinho de Portugal ao mundo. Por se ouvir falar em Marco de Canaveses”. 

fatima soares festival cannes legua 1

Durante toda a produção do filme, Fátima Soares partilha que sentiu-se “bem acolhida e gostou da experiência. Toda a equipa tratou-me muito bem”. A mulher natural do Marco de Canaveses deixou ainda um agradecimento a todos os envolvidos, em especial, aos produtores e realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra.

No que toca à sua personagem, Fátima Soares partilha que a “Emília” é para si “muito importante e uma figura próxima. A minha irmã também se chamava Emília e morreu da mesma doença, uma doença no sangue”. No fundo, Emília é uma mulher independente e governante de uma casa, que um dia descobre que tem uma doença grave e começa a precisar de cuidados pessoais.

Perante o papel que desempenhou no filme afirma que “as pessoas aplaudiram, tanto os portugueses como os meus amigos na Inglaterra. Várias pessoas identificaram-se com a personagem”, termina.

fatima soares festival cannes legua 3

O filme tem nos papéis principais os atores Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva numa história que envolve “três gerações de mulheres que procuram compreender o seu lugar num mundo que desvanece, onde o ciclo da vida apenas se renova a partir de finais inevitáveis”, segundo a produtora. 

A ação desenrola-se numa “antiga casa senhorial situada no norte de Portugal. Ali, Ana ajuda a sua amiga Emília, a velha governanta determinada em cuidar do casarão desocupado pelos donos que nunca lá vão. Acompanhando a mudança das estações, Mónica, filha de Ana, desafia as escolhas da sua mãe”.

A antestreia vai ter lugar no dia 27 de junho no Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

fatima soares festival cannes legua 2
fatima soares festival cannes legua 4