constancetelling
Publicidade

ConstanceTelling é o nome do projeto desenvolvido por um grupo de jovens voluntários da freguesia de Constance, no concelho de Marco de Canaveses, que pretende recolher informação sobre tradições, história e cultura, o que irá culminar numa web serie.

O projeto, que será desenvolvido na área da cultura, é financiado por fundos europeus e tem um prazo de execução de 12 meses.

De acordo com Bruna Santos, presidente da Junta de Freguesia de Constance, a ideia surgiu “pela vontade que a junta tinha de querer fazer acontecer algo de diferente e também porque queríamos juntar as gerações mais novas com as mais velhas. Queríamos fazer essa ponte, esse elo de ligação, mas que fosse um elo que perdurasse na memória”, explicou.

Foi aqui que surgiu a hipótese de candidatura a um Projeto de Solidariedade Europeu, neste caso dirigido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/ Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. “Este projeto foi apresentado duas vezes à Agência Nacional e, das duas vezes, foi aprovado. Da primeira vez foi aprovado sem financiamento e da segunda vez aprovado com financiamento”, revelou.

O projeto, que tinha a obrigatoriedade de ser submetido por uma entidade pública, tinha também a obrigatoriedade de ser elaborado e planeado por cinco jovens voluntários, inscritos na Bolsa de Voluntários da Agência Nacional. ”Foi de imediato pensado em convidar jovens de várias áreas, jovens que assumiram o compromisso com garra e com responsabilidade para que o produto, por assim dizer, fosse o mais diversificado possível . Temos muitos jovens assim na freguesia, felizmente, mas tinha de escolher e falei então com os jovens que atualmente estão mais ativos na sociedade e na freguesia. Temos jovens da área da saúde, da ação social, da música, das artes e cultura e da economia. O Vitor, a Luciana, a Marisa, a Inês e o Diogo, os primeiros jovens deste projeto. Primeiros porque, para submeter foram precisos cinco, mas para trabalhar serão precisos muitos mais e por isso deixo já aqui o meu convite a todos os jovens de Constance, para que se juntem a estes, pois isto é apenas a princípio”, disse.

Bruna Santos, enquanto presidente de junta, será a monitora do projeto, mas garante que irá “trabalhar tanto quanto eles. Ajudarei em tudo o quanto possível”.

Vitor de Sousa, um dos jovens envolvidos no projeto, explicou que o objetivo será “criar uma web serie a partir de relatos que vamos recolher das pessoas da freguesia, junto de associações e de toda a comunidade. Vamos recolher esses relatos, fotografias, material que tenham e que nos possam ceder, para inspiração na escrita do guião. Vamos filmar todo o processo e documentar para ser feito um ‘making of’”.

Será, então, criada uma série “baseada nas histórias que vamos recolher”, sendo que a própria comunidade e associações serão “parte do elenco. É algo feito das pessoas daqui, para as pessoas daqui e de fora. É uma forma de dar a conhecer a nossa freguesia e o concelho de Marco de Canaveses”.