A Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno celebrou este sábado, dia 13 de julho, o 18.º aniversário com a realização do XVII Capítulo, este ano dedicado à temática da doçaria tradicional.
220 confrades e confreiras de cinquenta confrarias, de todo o país, foram recebidos no Museu Carmen Miranda com um pequeno-almoço regional, seguindo para a cerimónia do XVII capítulo, que decorreu no Emergente Centro Cultural. Durante a cerimónia foram entronizadas novas pessoas para a confraria: 14 confrades pastores, 13 efetivos e dois confrades de honra.

A música, pelas mãos da violinista Inês Couto, e a cultura, pelas palavras do historiador marcoense Luís Sousa, uniram-se para mostrar à sociedade os novos confrades da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno.
No discurso de encerramento, Luís Brás, chanceler da Confraria do Anho Assado e Arroz de Forno, agradeceu a todos os presentes e enalteceu a "amizade" presente no XVII Capítulo. "O prazer dos banquetes não está só na abundância dos pratos, mas sim na união dos amigos, na conservação e troca de experiências, que tornam a nossa vivência mais rica".

Num momento "único", o chanceler recordou o propósito da confraria, "defender e divulgar o prato junto de todas as outras. Todos os anos fazemos milhares de quilómetros em prol de um objetivo, a defesa dos nossos bens", afirmou ainda com orgulho.
Luís Brás despediu-se "esperando que um dia as confrarias presentes voltem para visitar os amigos, Marco de Canaveses e Baião ou simplesmente para degustar o anho assado com arroz de forno. Orgulhámo-nos de defender os nossos antepassados à mesa", acrescentou.

A "satisfação" estendeu-se nas palavras do presidente da Junta de Freguesia do Marco, Celso Santana, que aproveitou a ocasião para enaltecer o "excelente trabalho da confraria". Assim como no discurso de Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que se dirigiu aos novos confrades e relembrou e "responsabilidade maior" agora atribuída, na defesa do património gastronómico.
Dirigindo-se, também, aos novos entronizados, Manuel Moreira, juiz da Confraria do Anho Assado e Arroz de Forno, referiu ser uma "honra" receber novos elementos que vão "engrandecer a família das confrarias portuguesas".

Em representação da Federação das Confrarias Portuguesas, Cristina Garcia, apontou para "mais um dia de aprendizagem" para as confrarias que "desempenham uma tarefa importante, a valorização das regiões. Um bem haja a todos os confrades", concluiu.
Terminada a cerimónia, e acompanhadas pelo grupo de bombos "Os Bravos de Constance", as confrarias desfilaram com os trajes pelas ruas da cidade, a partir do Emergente Centro Cultural até ao Restaurante Plátano, onde se realizou o almoço de confraternização.
Lista de insigniações:
Confrades de Honra
- António Queiróz Pinto - Chefe de Cozinha
- Artâmega -Academia de Artes do Marco de Canaveses
Confrades Efetivos
- Afonso José da Silva Sousa
- Alfredo Miguel Lopes Monteiro
- Cristina Maria Vieira Mendes
- Isabel loão Barros dos Santos Grilo Brites
- Joselina de Sousa Ferreira
- José Carlos dos Santos Carvalho Mendes
- Maria da Assunção Ribeiro Barbosa
- Maria Isabel Barbosa Almeida Pinheiro
- Maria Rosa Vieira Cardoso Teixeira
- Pedro Filipe da Silva Pinto
- Sara Joana Ferreira Moreira
- Valdemar Tiago Monteiro da Silva
Pastores
- Albano Vieira da Rocha
- António Manuel Miranda da Costa
- Cármina Mendes Beleza Oliveira Bernardes
- Emília da Conceição Baldaia Vieira
- Fernando Manuel Pereira Ferraz
- Isabel Maria Miranda Gomes Soares
- Jamila Patrícia Marques Rodrigues
- José António de Vasconcelos Freixo Alves
- Luciana Estela Silva Vasconcelos
- Paulo Alexandre Dias Monteiro
- Patrícia Pinto Vieira
- Patrício Daniel Vinha Pinheiro
- Ramiro Fernando Martins Monteiro
- Rui Seabra Moreira Gomes























































































https://averdade.com/marco-confraria-do-anho-assado-com-arroz-de-forno-celebra-18-o-aniversario-este-sabado