O município do Marco de Canaveses vai celebrar o 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda com um programa temático previsto para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro. 

O programa comemorativo em homenagem à artista prevê visitas guiadas ao Museu Carmen Miranda, a apresentação de um mural na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e a exibição de um filme no Emergente. 

O município do Marco de Canaveses tem feito, “nos últimos anos, um trabalho de valorização” da marca Carmen Miranda que para a presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, é “uma marca mundial que transporta consigo o Marco de Canaveses”.

Dados revelados pela autarca indicam que o município investiu “1,1 milhões de euros e vamos investir agora mais 220 mil euros para concluir o projeto expositivo permanente, que queremos apresentar este ano. Mas temos vindo a desenvolver outras iniciativas no sentido de eternizar o legado de Carmen Miranda e transmitir às novas gerações quem é a pequena notável que alcançou um patamar que poucos conseguiram. Este programa comemorativo vem no seguimento desse objetivo”, frisa.

Há 113 anos nascia, a 9 de fevereiro, em Várzea de Ovelha e Aliviada, Marco de Canaveses, Maria do Carmo Miranda da Cunha. Mais conhecida como Carmen Miranda, destacou-se nas artes de espetáculo e ficou conhecida pelos figurinos exóticos e chapéu com frutas.

Nova marca para promover o artesanato genuíno

Inserida no programa de comemoração do aniversário de Carmen Miranda está ainda a apresentação de uma marca, criada pelo município e pela  Associação dos Artesãos do Marco, “no sentido de certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua  marca identitária e como um produto diferenciador do concelho”, pode ler-se no comunicado.

De acordo com Cristina Vieira, a nova marca “vai permitir certificar os produtos que cumprem todos os requisitos de qualidade e autenticidade desde a origem e acrescentar valor ao artesanato marcoense. A designação que escolhemos para esta marca, que será revelada na apresentação, simboliza também uma homenagem aos artesãos marcoenses, que com empenho e dedicação souberam preservar esta arte ao longo do tempo”

As iniciativas do 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda são promovidas pelo município do Marco de Canaveses em parceria com a Associação dos Artesãos do Marco e conta com as participações do Cineclube do Marco, da Artâmega e do atelier Andrea Gaipo.