No dia 23 de setembro, a Associação Amigos de Tongobriga, localizada no concelho do Marco de Canaveses, vai celebrar o Equinócio de Outono, na Aldeia do Freixo, cidade romana de Tongobriga.
A Tongobriga pretende manter vivo o culto de “agradecimento à natureza e à mãe terra” à semelhança do que os povos ancestrais faziam, isto é, agradecer pelas “colheitas de verão” e “pedir proteção para as sementeiras de inverno”.
O ambiente de “misticismo” e “valorização das memórias milenares” será intensificado, pela primeira, pelo movimento “Danças Circulares Sagradas”, orientadas por Anabela Nóbrega.
Mais tarde, será servido o jantar que irá contar com uma iguaria gastronómica da região, servida pela Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei.
Para além do jantar, a noite trará música a cargo de Eduardo Kosta, com um espetáculo de viola amarantina, na Igreja de Santa Maria do Freixo.
Desta forma, o programa inicia às 16h00 com receção dos participantes no Equinócio e a construção de uma mandala, por volta das 17h30 segue-se a apresentação “Danças Circulares Sagradas” com Anabela Nóbrega. Ao final do dia, há pausa para jantar às 19h30 e presença especial da Confraria do Sarrabulho Doce de Caíde de Rei.
O Equinócio de Outono continua às 21h30 com um momento musical levado a cabo por Eduardo Kosta, às 22h00 é a realizada a celebração oficial do equinócio e às 23h00 dá-se o encerramento das celebrações.
Para participar no Equinócio de Outono pode realizar a inscrição através do seguinte link.
Este programa é inserido nas Jornadas Europeias do Património 2023.

