A Aldeia do Freixo, na freguesia do Marco, acolhe no próximo dia 24 de setembro, a celebração do Equinócio de Outono, promovida pela Associação Amigos de Tongobriga.

A celebração terá como pano de fundo, para além da Aldeia do Freixo, as ruínas da Cidade Romana de Tongobriga. “Venha festejar a chegada desta estação climática e agradecer à natureza as colheitas num ambiente que ritualiza ancestrais tradições comunitárias”, é o convite deixado pela organização.

O evento arranca pelas 19h00, com o pôr-do-sol, onde se inicia a cerimónia de “gratidão à natureza”, seguida de jantar. As inscrições são limitadas e podem ser feitas junto à Igreja de Santa Maria do Freixo. Pelas 21h30 tem início a celebração, com os espetáculos de Nickelharpa, de Tambores Xamânicos, seguidos da queimada galega do equinócio.

“A inscrição deverá ser antecipadamente formalizada por transferência bancária ou por MB Way. Caso surja algum imprevisto que impossibilite a presença no evento e seja comunicado com 24 horas de antecedência, o valor da inscrição será devolvido pelos mesmos meios”, foi informado.

O valor para a participação em todo o evento é de 10 euros para as crianças dos cinco aos 12 anos, 15 euros para restantes idades e 12 euros para sócios com cotas em dia, já as crianças até aos cinco anos, não pagam. As inscrições apenas para os espetáculos têm um custo de dois euros para crianças dos cinco aos 12 anos e para sócios com as cotas em dia, sendo de cinco euros para restantes idades, as crianças até aos cinco anos não pagam.