No próximo sábado, dia 12 de março, a Associação de Canoagem do Norte de Portugal (ACNP) vai promover, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Regional de Fundo no rio Tâmega, junto ao Parque Fluvial do Tâmega, na freguesia de Sobretâmega, em Marco de Canaveses.

De acordo com a organização, esta prova tem um percurso entre bóias de 500m e 1.000m integra o quadro competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem e consequentemente no quadro regional norte cuja organização está ao encargo da ACNP da qual fazem parte todos os clubes dos cinco distritos – Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança .

“A competição será em kayaks e canoas monolugares e contará com a presença de 23 clubes e cerca de 700 atletas inscritos nos diversos escalões, sendo que este ano teremos a estreia da disciplina SUP”, foi referido pela organização, em declarações ao Jornal A VERDADE.

Esta prova decorre com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, da Junta de Freguesia de Sobretâmega e da Federação Portuguesa de Canoagem. “A iniciativa tem como objetivo dinamizar a canoagem no rio Tâmega, aproveitando o excelente plano de água, que é do melhor que existe para a prática desta modalidade, e transformar o rio Tâmega num local de referência na canoagem nacional e internacional”, foi ainda referido.

A ACNP tem também como plano um conjunto de atividades, tais como “competições, centro de estágio, encontro de treinadores, e ajudar na criação de um clube de canoagem naquele local, contando para isso com o apoio já manifestado da autarquia”, é dito, em jeito de conclusão.