Devido à falta de condições de segurança para efetuar a limpeza de lixo no Rio Galinhas, agendada para o dia 25 de setembro, data de celebração do Dia Mundial dos Rios, a secção de Educação Ambiental da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO), depois de ponderar “muito bem esta situação”, decidiu cancelar a atividade.

No entanto, convida “toda a população, entidades públicas e privadas e associações que se juntem a nós, no próximo dia 9 de outubro, para celebrarmos o Dia de Ação Comum pela Natureza”, foi referido, em comunicado.

No âmbito do manifesto ambiental “Carta de Famalicão” assinado pela AARO em 2017, onde para além das ações dedicadas ao ambiente, prevê um dia dedicado ao espírito de convergência e cooperação ambiental, denominado “Dia de Acção Comum pela Natureza”, a secção de Educação Ambiental da AARO, vai realizar um “Arrastão Ecológico” em algumas ruas da cidade na freguesia do Marco, nomeadamente na Rua da Amizade, Av.ª da Europa, Rua do Ferroviário, Av.ª Manuel Pereira Soares, Av.ª 25 de Abril, Rua Professor José Magalhães Aguiar e Av.ª Dr. Prof. Carlos Mota Pinto, com o objectivo da recolha de lixo.

“Iremos privilegiar a recolha de lixo nesta zona, que se encontra próxima do rio Galinhas, evitando assim que mais lixo vá parar ao rio e posteriormente ao oceano. O evento será em regime de voluntariado e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias por causa do seguro”, explicou a AARO.

Este ano, esta atividade será mais restrita ao número de ruas, mas o objetivo da AARO é “ter no próximo ano um dia dedicado à limpeza de lixo a nível concelhio, ou seja, um Arrastão Ecológico no  concelho de Marco de Canaveses e quem sabe alargado aos concelhos de Amarante e Baião, na qual a AARO também poderá atuar. O nosso objetivo é limpar as ruas em cima mencionadas, mas se o número de voluntários o permitir, poderemos aumentar as ruas a limpar ou diminuir se forem poucos os voluntários”, concluíram.