novo projeto 7 1
Publicidade

Esta sexta-feira, dia 31 de março, celebrou-se o 171.º aniversário da fundação do concelho de Marco de Canaveses. Uma data que foi assinalada de forma simbólica com p habitual hastear das bandeiras e com a homenagem ao fundador do concelho, Adriano José de Carvalho e Melo, tendo ainda contado com a inauguração da Exposição ‘Confrontos’, no Emergente Centro Cultural.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, destacou a importância de assinalar esta data. “A 31 de março de 1852 nasceu o concelho de Marco de Canaveses, entre os rios Douro e Tâmega, as serra da Aboboreira e o planalto de Montedeiras. Tivemos como primeiro presidente de câmara, ou chamado presidente da comissão administrativa de Marco de Canaveses, Caetano Pinto de Queirós Montenegro, sendo administrador do concelho Adriano José de Carvalho e Melo, personalidade que ficou conhecida como sendo o fundador do concelho e que nós hoje tivemos a honra de poder levar uma coroa de flores e homenageá-lo no nosso busto que temos no Jardim Municipal”, sublinhou.

dsc03720 min

A data foi comemorada de “forma simbólica” tendo envolvido os “presidentes de junta, os deputados da Assembleia Municipal e também representantes das forças associativas do concelho”

Quanto à exposição, a presidente recordou que se trata do “antes e o depois. Tentamos confrontar as pessoas com aquilo que era o Marco antigamente e o que é hoje, sendo certo que esta exposição de fotografias se centra apenas na cidade do Marco, o Licínio Soares que é o nosso colaborador que tem estado a trabalhar connosco nesta área, colocou hoje o desafio de numa próxima oportunidade podermos ter também fotografias de todo o concelho, com a colaboração dos senhores presidentes de junta”, acrescentando que “o que queremos hoje transmitir é que passaram 171 anos da fundação do concelho e que não podemos esquecer aquele que foi o seu fundador, mas também não podemos esquecer aquele que foi o passado e temos de nos congratular com o presente. É engraçado poder rever estes marcos de história do concelho de Marco de Canaveses e podermos comparar o que foi a cidade, aquilo que é e as expectativas de desenvolvimento que temos em relação ao Marco de Canaveses”, concluiu.

As comemorações terminaram com um verde de honra.