dalila marco
Publicidade

O Agrupamento de Escolas Carmen Miranda e a Delegação de Marco de Canaveses da Liga Portuguesa Contra o Cancro uniram-se, na manhã desta sexta-feira, 28 de outubro, para simbolizar o Outubro Rosa. 

O testemunho oncológico da docente Dalila Bessa sensibilizou um grupo de professores de educação física, que se uniram em torno desta causa e levaram a cabo a iniciativa, que juntou direção, professores e alunos do agrupamento numa aula de dança.

grupo professores scaled

A professora Dalila Bessa pediu, aos alunos, um minuto de silêncio para falar na primeira pessoa sobre o diagnóstico de cancro da mama. Após a partilha, acompanhada pela professora Guiomar Valdoleiros, dinamizou uma aula de dança que animou todos os presentes.

dsc07455

Esta é uma iniciativa que “diz muito” a Dalila Bessa, uma vez que foi, recentemente, diagnosticada com cancro da mama. “Fiz mastectomia radical com esvaziamento axilar, tenho algumas limitações, mas vou tentando superar. Um dia a seguir ao outro, é esse o meu objetivo”, garante.

carmen miranda cancro

Dalila Bessa sempre foi “muito positiva”, mas as palmas ouvidas após a partilha do seu testemunho “dão mais esperança. No primeiro diagnóstico, a médica que me fez a ecografia disse ‘vamos ter de conversar’, eu olhei para as imagens do computador e percebi perfeitamente o que se estava a passar. Respondi-lhe: ‘vamos conversar e vamos colocar os pratos todos em cima da mesa”, recorda.

dsc07422

Entre os vários objetivos, a iniciativa alertou para a consciência de um diagnóstico precoce, que pode ajudar a salvar vidas e a história de Dalila é a prova disso. “Apesar de não ter tido sintomas, fi-lo porque estava numa interrupção letiva de natal e a idade já avançava. Então decidi fazer exames de rotina e fui apanhada na primeira curva que encontrei”.

Por isso, para a professora de educação física as crianças podem ser um bom veículo de comunicação “para fazer chegar a mensagem aos pais. Em todas as turmas em que estive presente, a minha mensagem final era sempre essa. Cheguem a casa e falem com os vossos familiares, porque o cancro de mama não é só nas senhoras, também é nos homens”.

dsc07450

No seu testemunho, Dalila Bessa enalteceu ainda a importância da prática de atividade física, que pode “ajudar na prevenção. Posso afirmar isso porque senti na pele. O médico dizia-me que a minha recuperação estava em 75% da minha boa condição física”, revela.

A iniciativa vai ser replicada no agrupamento, durante a tarde desta sexta-feira, com os restantes alunos.