A Confraria do Granito de Alpendorada comemorou, no dia 9 de janeiro, o seu 16.º aniversário uma data que foi assinalada por um encontro entre membros desta associação que aproveitaram o momento para discutir o futuro da confraria.
O chanceler da confraria, José Antunes, adianta que “foi decidido fazer este encontro para comemorar o nosso aniversário mas também para ouvir a opinião das pessoas sobre o futuro da confraria”.
Uma associação “muito bem localizada, Alpendorada foi o sítio certo para implantar esta confraria, porque os granitos são a principal atividade do baixo concelho mas agora é preciso dar-lhe vida”, completa o chanceler.
José Antunes explica que em 2024 apesar de a confraria ter comemorado os seus 15 anos e de ter “visitado outros capítulos e confrarias ao longo do ano, sentimos que fizemos pouco”, daí haver uma vontade de reunir os membros e estabelecer um novo plano de atividades.
A próxima assembleia da Confraria do Granito de Alpendorada vai decorrer no dia 1 de fevereiro, durante a qual será discutido o plano de atividades deste ano que poderá incluir “uma ou duas tertúlias, algo lógico porque há muitos temas que podemos abordar. E também gostávamos de realizar um novo capítulo para integrar novos membros que já manifestaram interesse em junta-se à confraria”, acrescentou.
Uma restruturação da direção também está nos planos da confraria, uma alteração motivada pela vontade de dinamizar e revitalizar esta associação.
Assim, “conseguimos cumprir o objetivo deste primeiro encontro que passava por assinalar o aniversário e planear o futuro e para já temos planeada a assembleia e nesse momento iremos apresentar um plano de atividades concreto”, salienta o chanceler.
A Confraria do Granito de Alpendorada foi criada “para promover e divulgar o granito da nossa terra” e agora em 2025 o objetivo dos seus membros vai ser “dar uma nova vida à confraria”.