Decorreu no passado dia 19 de janeiro, mais um evento de promoção da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, nas Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto, em Vila do Conde.

O evento foi preparado por quatro alunos finalistas do curso de Gestão e Administração Hoteleira, Mariana Marques, Inês Alves, Rita Silva e Vasco Preto, com orientação dos chefes e professores José António Silva e Rui Fonseca.

O evento começou a ser preparado pelos alunos em novembro de 2022, com uma visita a Marco de Canaveses, de forma a “poderem contatar de perto com a nossa gastronomia, com a nossa história, com os nossos saberes, sabores e tradições do Anho Assado com Arroz de Forno”, explica Luís Brás, chanceler da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno.

O evento contou com a inauguração de um Forno a lenha, numa parceria entre a escola e a confraria, com o objetivo de “melhorar as condições e as oportunidades de confecionar os pratos típicos da gastronomia nacional que necessitam de forno a lenha para ser confeccionada, tal como o Anho Assado com Arroz de Forno”.

Este forno era “um sonho há muito” pretendido pela escola e pela confraria e a inauguração representa “um respeito pela comida de forno, pela comida de aconchego, pela comida de família ao domingo, quando se reunia a família em casa dos pais e avós”, frisa Luís Brás.

A confraria do Anho Assado com Arroz de Forno foi a escolhida para finalizar um ciclo de eventos, podendo assim, “promover e divulgar pelos os saberes, os sabores e as tradições do Anho Assado com Arroz de Forno. Estamos presentes desde o início deste projeto com a escola superior, o que nos orgulha, pois a escola sabe muito bem a nosso valor e do excelente contributo que podemos dar aos seus alunos, que agora finalistas, estão perto do mercado de trabalho, e saem deste evento mais ricos, mais humanos, mais sabedores da gastronomia tradicional portuguesa, e concretamente do Anho Assado com Arroz de Forno e da gastronomia da nossa região”, sublinha o chanceler da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno.