clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga
Publicidade

A Clínica Médica e Dentária Doutora Joana Azevedo abriu portas em Penhalonga, Marco de Canaveses, neste sábado, dia 4 de março. O novo espaço médico e dentário conta também com um laboratório de análises, prolongando os seus serviços para citologias, exames de cardiologia, marcação para o Centro de Diagnóstico do Marco e muito mais. 

Há oito anos que a médica Joana Azevedo acompanha pacientes na freguesia de Penhalonga e vai, desde então, criando um “carinho especial” por eles, por esse motivo tinha “a certeza” que queria criar o seu espaço nesta freguesia. 

clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga 13
Foto: Jornal A VERDADE

Joana Azevedo teve sempre “certezas” de que queria seguir um ramo relacionado com a saúde. Apesar de “escorregar da cadeira” sempre que ia ao dentista, viu na área “muita diversidade”. Considerando ainda que o sorriso é “uma das coisas mais importantes no ser humano” e, por isso, queria “devolver a autoestima às pessoas”. 

Acrescentando que “é uma das áreas mais importantes para a pessoa ter qualidade de vida, para conseguir comer, sorrir, trabalhar e estar em frente a um público”. 

clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga 35
Foto: Jornal A VERDADE

Joana Azevedo iniciou o seu percurso em Gandra e, ao longos dos anos, tem tirado várias especializações. Em Cabo Verde, estudou Implantologia que veio, mais tarde, a aprofundar em Amarante. Seguiu-se o curso de Cirurgia e Ortodontia, garantindo que “é importante continuar a estudar. É uma área que temos de estar em aprendizagem contínua, não podemos estagnar, porque estão sempre a surgir avanços na medicina e tecnologia”. 

Para além dos serviços de medicina dentária, a clínica abriu em parceria com o Vale de Sousa Saúde e, dessa forma, tem um laboratório de análises. “Temos a parte de análises clínicas e citologias, isto é, papanicolau”. Para além disso, serão feitos exames de cardiologia, tem a parte de Medicina Geral com o médico Prestes Ribeiro e, ainda, a possibilidade de realizar marcações para o Centro de Diagnóstico do Marco. Joana Azevedo explica que “qualquer pessoa que queira fazer exames de Gastro, Colonoscopias, Raio X, entre outros, pode fazer aqui a marcação”. Adiantando que “eles também disponibilizam o transporte para as pessoas que não têm como se deslocar ao centro de diagnóstico e depois a população pode ainda recolher aqui os exames”. 

clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga 7
Foto: Jornal A VERDADE

“Proximidade” é a palavra que caracteriza o percurso de Joana Azevedo e, por isso, leva também os seus serviços até à casa das pessoas. “Eu vejo pessoas acamadas que não têm possibilidade de deslocar-se à clínica”, explica. Por estes motivos, a médica considera “o serviço abrangente e com acessibilidade extrema”. 

Quando questionada sobre o porquê da escolha do nome para o espaço, a doutora considera que “é importante que as pessoas saibam quem são os profissionais que integram o corpo clínico, porque os pacientes acabam sempre por ir atrás dos médicos e não dos edifícios”. 

clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga 33
Foto: Jornal A VERDADE

Aos 31 anos, Joana Azevedo procura “estabilidade” para “projetar” a sua vida, sobretudo, a nível familiar. Assim, a clínica “vai ser um projeto de vida porque é uma coisa que já tinha sonhado há alguns anos, a experiência foi me aprimorando e, agora, já me sentia capaz de fazer a gestão completa de um negócio meu”. 

A responsável pelo serviço não termina sem deixar uma mensagem aos pacientes: “Convido as pessoas a virem conhecer o espaço porque realmente tem muita acessibilidade, conforto e o profissionalismo e rigor com que os meus pacientes estão habituados nesta bela terra”, observa.

clinica medica dentaria doutora joana azevedo marco penhalonga 22
Foto: Jornal A VERDADE

“Acho que as pessoas vão encontrar na clínica uma grande parte das necessidades da saúde pública”,  concluiu.

A Clínica Médica e Dentária Doutora Joana Azevedo vai estar aberta de segunda a sábado das 08h00 às 12h00 e de segunda a sexta-feira das 14h00 às 20h00, exceto à sexta-feira que fechará por volta das 19h00. Aos sábados os horários serão intercalados entre a manhã e a tarde “mediante as necessidades dos pacientes”.