Bruna Queirós, secretária da Junta de Freguesia de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses, interveio, esta semana, no Plenário do Comité Europeu das Regiões.
Da intervenção destacou o turismo sustentável como "uma forma de mitigar o combate às alterações climáticas", indica um comunicado.
Bruna Queirós, de 25 anos, foi selecionada para o programa da União Europeia designado "Young Elected Politicans", em virtude de ter sido eleita a nível local, como secretária da Junta de Freguesia de Soalhães, representando, assim, o PES Group (Partido Europeu Socialista), fazendo parte de uma rede de jovens líderes locais e regionais progressistas.

"É para mim uma honra representar o meu país, mas sobretudo, a minha freguesia e o meu concelho. Estou certa de que precisamos urgentemente de ações climáticas eficazes e o turismo sustentável é uma forma de mitigar as alterações climáticas. Em virtude de residir numa zona onde o turismo começa hoje a crescer de uma forma exponencial, considero importante reduzir o impacto do mesmo nas nossas comunidades locais e no meio ambiente", afirmou.
"A consideração pela autenticidade sociocultural das comunidades, a preservação da biodiversidade, a garantia do bem-estar social e a segurança económica dos destinos com o uso sustentável dos recursos ambientais precisam de fazer parte da implementação deste novo modelo de turismo. É uma honra levar o nome da minha freguesia mais longe, aprender e estar em contacto com jovens eleitos a nível local de vários países da Europa, com quem aprendo inúmeras boas práticas e crio vários contactos", disse.