logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco: Assinados auto de consignação para construção de passeios em Alpendorada, Várzea e Torrão e Bem Viver

Redação

Decorreu, na tarde desta sexta-feira, dia 21 de junho, a Assinatura Pública do Auto de Consignação da Empreitada de Construção de Passeios na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, e na freguesia de Bem Viver, no concelho do Marco de Canaveses.

Na assinatura do auto de consignação, o presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, afirmou que esta dé uma forma de "dar mais segurança aos peões desta localidade. Isto vem reforçar a segurança dos utentes desta terra e daqueles que por aqui passam", deixando um agradecimento por "esta melhoria para as pessoas se deslocarem ao Parque de Lazer de Alpendorada".

O presidente, recordando o acidente de quarta-feira, em que um motociclista acabou por falecer, deixou o repto para "continuar a apostar na segurança dos utentes, quer automobilistas, quer pessoas que se desloquem a pé nesta terra. Esta obra vem ajudar os utentes, vem ajudar à segurança de todos nós e é para isso que nós autarcas devemos estar sempre empenhados, em melhorar a vida de todos".

Serão construídos passeios na freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão na Estrada da Barragem, na Rua 5 de Outubro e no Caminho da Granja. Já na freguesia de Bem Viver, que está integrada neste projeto, serão construídos passeios na Avenida Principal. A empreitada foi adjudicada à empresa Acácio da Caridade Ferreira & Irmão S.A., pelo montante de 107 mil euros, sendo que o prazo de execução é de quatro meses.

Estas obras, à semelhança das que serão feitas no Lote 2, fazem parte do Plano de Obras de Proximidade de 2024. 

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou que estas obras de proximidade têm "uma nova planificação, que neste primeira fase inclui intervenções em 66 ruas, travessas ou caminhos, nomeadamente ao nível de pavimentação a cubos, regularização de pavimentos e criação de passeios, com um valor de investimento de um milhão de euros".

De acordo com a autarca, "foram realizadas reuniões de trabalho com todos os presidentes das freguesias com o propósito de aferir, com eles, as necessidades e reivindicações de cada freguesia. A estratégia passou por definir prioridades e pela concretização de um conjunto de projetos estruturantes para o concelho, numa ótica de promoção e valorização do território", explicou.

Por fim, a presidente recordou que, no que respeita a obras de proximidade, entre 2017 e 2021, foram investidos "mais de quatro milhões". Neste mandato "com apenas dois anos e nove meses volvidos, já contamos com cerca de dois milhões executado e pago e vamos seguramente ultrapassar, com uma margem muito larga esse valor, basta ver que só para as obras de proximidade de 2023 reservamos dois milhões e 172 mil euros, no total de 130 intervenções, nas Obras de Proximidade de 2024 temos previstos mais de dois milhões", concluiu.