O centenário de José Saramago será comemorado em Marco de Canaveses com a apresentação do livro “Contos sem Pontos”, esta quarta-feira, dia 16 de novembro, no Emergente Centro Cultural.

Em nota enviada ao Jornal A VERDADE, pode ler-se que “no ano letivo 2021-2022, sob orientação da Professora Susana Santos, o Caerus-CLDS4G desenvolveu uma Oficina de Escrita Criativa para alunos do oitavo (uma turma) e nono anos (duas turmas) da Escola Secundária de Marco de Canaveses. Os alunos elaboraram pequenos contos, em trabalho de pares, a partir de pensamentos de José Saramago, com o objetivo maior de homenagear a pessoa e obra de José Saramago, aquando do seu centenário”.

A iniciativa insere-se no objetivo específico do CLDS4G, de “promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade das crianças e jovens, nomeadamente através da participação destes em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena mediante oficinas criativas de desenvolvimento e participação, a decorrer no período letivo e não letivo”, acrescenta a organização.

A iniciativa começa pelas 20h30, com a participação da Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses. O livro estará disponível em formato físico e online e a organização convida “toda a comunidade”.

O projeto resulta de uma parceria entre o Caerus-CLDS4G de Marco de Canaveses, a Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Nº1 do Marco de Canaveses e a Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro.