No dia 26 de março os Amigos de Tongobriga dinamizaram na Aldeia do Freixo diversas atividades referentes ao Equinócio da Primavera, ao Dia Mundial da Poesia e ao DiaMundial da Árvore.
As atividades começaram de manhã “com a construção comunitária de uma grande mandala de coloridas folhas e flores, um ato simbólico de cura e espiritualidade evocativo do Equinócio da Primavera”, explica a organização.

Na Zona Habitacional 1 da Cidade Romana de Tongobriga, junto à Travessa do Freixo e na sede da Associação foram instalados três hotéis para insetos. O objetivo com estas construções em materiais reciclados é “estimular o conhecimento do papel ecológico dos insetos, promover o seu aparecimento e a conservação da biodiversidade. Foram ainda colocadas sete casas-ninho que possibilitarão a reprodução de algumas espécies de aves, estimulando a aproximação e familiarização com a presença humana. A monitorização dos ninhos permitirá também conhecer quais as espécies que na Primavera nidificam no Freixo”, pode ler-se ainda no comunicado.

Numa alusão celebrativa dos 30 anos que a Associação Amigos de Tongobriga comemorará ao longo de 2023, nas principais ruas da Aldeia do Freixo foram suspensos tecidos escritos com trinta poemas de autores locais, nacionais e estrangeiros.

Esta iniciativa promove o envolvimento da comunidade local em ações de sensibilização para a conservação da natureza e promoção cultural.