Quatro alunos da Escola EB 2,3 Carmen Miranda, do Marco de Canaveses, viveram uma manhã diferente esta quarta-feira, dia 17 de janeiro. Colocaram 'as mãos na massa' e vieram até ao Jornal A VERDADE para conhecer o trabalho que se faz nesta redação.
A visita surge na sequência das oficinas EXPERIMENTA, que tiveram início na última sexta-feira, dia 12 de janeiro. No total, a iniciativa contará com a participação de 40 alunos de cinco escolas do concelho. As oficinas são promovidas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e têm como objetivo oferecer aos alunos do 9.º ano a oportunidade de visitar, verificar e experimentar "in loco" os diversos contextos profissionais do território.
Nádia Moreira, Ana Moreira, Afonso Carvalho e Francisco Pereira foram os alunos que tiveram a oportunidade de visitar as instalações do jornal e, em conjunto, produziram artigos de opinião e debateram a realidade política atual.
A importância da atividade foi unânime para os quatro alunos. Para Nádia Moreira são uma forma "dos alunos experimentarem o trabalho que querem exercer no futuro". Uma opinião partilhada pela colega Ana Moreira, que reconhece que as oficinas podem "abrir portas e ajudar os alunos a conhecer melhor os trabalhos que podemos vir a ter futuramente".
Do outro lado da mesa estavam Afonso Carvalho, que vê nas oficinas uma forma de "enriquecer as capacidades dos alunos e experimentar coisas novas". Já Francisco Pereira, que sonha ser jornalista, considera o programa "muito útil. No meu caso, pude aprender o que é ser jornalista por uma manhã".
A visita foi acompanhada pelo vice-presidente Nuno Pinto.
Ao longo do ano letivo vão ser realizadas mais oficinas, nas áreas da metalomecânica, hotelaria e turismo e construção civil, que vão contar com a participação de alunos das EB 2,3 de Sande, EB 2,3 Carmen Miranda, EB 2,3 de Toutosa, Escola Secundária de Alpendorada e Escola Secundária do Marco de Canaveses.