A Associação Cultural Rústico.Cultura realiza a quinta edição dos Concertos Que Nunca Existiram na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho de Marco de Canaveses, no dia 24 de setembro.

O evento proporciona uma “experiência que cruza a música emergente com abordagens artísticas disruptivas, em plena harmonia com a ruralidade, torna-se itinerante e viaja até diferentes pontos da freguesia junto ao rio Douro”, promovendo uma “experiência imersiva” na natureza, explica comunicado de imprensa da associação.

As últimas quatro edições decorreram na Quinta da Senhora da Guia, mas este ano o local sofre alterações.

Foto: Bernardo Oliveira

O concerto tem início na sede da Associação Rústico.Cultura com as atuações do DJ 0.20€ e do artista galego, Juanma LoDo. De seguida, vai decorrer uma caminhada pela pista de aviação, um local onde “tudo pode acontecer e o público – qual John Wayne – terá de estar preparado para qualquer surpresa”.

Ao chegar ao novo recinto principal dos Concertos Que Nunca Existiram, terá lugar a atuação do artista argentino Mateo Barbero. Além disso, o evento conta com o espetáculo do duo francês Moundrag, que “vem partilhar a atitude do seu rock psicadélico influenciado pelas sonoridades dos anos 70 que promete levar o público, das margens do Douro até ao espaço sideral”.

Já a dupla de DJ´s Rare Romance vai levar para o antigo recinto dos Concertos Que Nunca Existiram a dança.

Foto: Bernardo Oliveira

A artista Marlene Ribeiro vem do País de Gales e vai demonstar a público o seu projeto a solo num “sexteto Unsafe Space Garden que traz caos, humor e psicadelismo pelo bonito espaço natural que os recebe”.

À noite, o evento termina em “formato dj set back-to-back, com o cruzamento inédito entre Spiralparker (produtor do Porto) e lanav (co-fundadora do coletivo emergente Catalão Abundance, Dj residente no Razzmatazz Human, que já atuou em festivais como o Primavera Sound)”.

À semelhança do ano passado, este evento tem lotação limitada com o objetivo de “garantir aos participantes uma experiência mais pessoal e de proximidade”. Em 2021, foram 12 as nacionalidades presentes.

De forma a garantir lugar é necessário enviar um e-mail para [email protected].

O projeto é da autoria da Associação Rústico.Cultura e conta com a colaboração da Lovers&Lollypops e com o apoio do Canal180.

Foto: Bernardo Oliveira

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.