A Escola EB 2,3 Carmen Miranda vai dinamizar a tradicional feira de outono no 8 dia de novembro. Para a edição deste ano, a organização da feirinha revelou que desta vez a atividade vai ter “foco especial” na alimentação saudável, graças a uma parceira com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Marco. Ainda nesse dia, será também hasteada a Bandeira Verde do Eco-Escolas.
A comunidade escolar foi desafiada a trazer produtos saudáveis para esta feira, tendo sido incentivada a preparar alimentos dignos de receber o ‘Selo Verde’, uma distinção que representa escolhas conscientes e nutritivas.
A atenção ao ‘Selo Verde’ vai ser recompensada com a distinção do ‘Selo de Mérito’, um prémio a ser atribuído pela UCC do Marco às turmas que mais se destacarem no empenho e criatividade na criação dos seus produtos saudáveis. “Este distintivo será um símbolo de mérito e incentivo para as turmas que abraçaram o desafio de promover uma alimentação mais equilibrada e sustentável”, explica a escola.
Além do concurso aberto a todos os alunos, a feira vai contar com a presença do chef Paulo Damotta, que irá presentear a comunidade escolar com um showcooking ao vivo. Durante esta apresentação culinária, o chef utilizará ingredientes sazonais e saudáveis, destacando o sabor e a riqueza da cozinha natural e consciente.
Assim, o esforço conjunto da escola e da UCC Marco pretende, através deste evento, estimular uma alimentação consciente e destacar a importância de uma dieta rica em nutrientes para o desenvolvimento e bem-estar dos alunos.
“Ao envolver a comunidade escolar nestas atividades, o projeto não só promove hábitos alimentares saudáveis, como também incentiva a criatividade e a responsabilidade dos jovens para com a sua própria saúde”, asseguram os responsáveis por esta iniciativa.
A escola acrescenta ainda que a adesão a este tipo de iniciativa traz inúmeros benefícios, isto é, “melhora o rendimento escolar, fortalece os laços entre a escola e as famílias, e contribui para a formação de cidadãos mais informados e conscientes sobre a sua saúde e a sustentabilidade do planeta”.
A ‘Feira de Outono’ da Escola Carmen Miranda “representa um compromisso contínuo da comunidade escolar com a promoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis”.
Este projeto já passou pela Escola Básica de Sande, onde recentemente foi realizado o ‘Festival da Sopa’, um evento que reuniu a comunidade escolar em torno de sopas saudáveis.
Esta iniciativa continuará no dia 13 de novembro, com atividades programadas para a Escola Básica de Toutosa e a Escola Secundária do Marco, dando sequência ao objetivo de sensibilizar os jovens para os benefícios de uma alimentação equilibrada e informada.
A coordenadora do Eco-Escolas, professora Célia Brandão, deu ainda nota de que nesse dia será também hasteada a Bandeira Verde, atribuída pela Eco-Escolas, e que significa “uma gestão ambiental com qualidade” por parte da escola.