feira outono carmen miranda
Publicidade

Esta sexta-feira, 8 de novembro, a Escola E.B 2/3 Carmen Miranda, no concelho do Marco de Canaveses, realizou a ‘Feira de Outono’ sob o mote “alimentação saudável”.

Segundo nota de imprensa, foi dado um “infoque especial na alimentação saudável e na promoção de hábitos alimentares conscientes entre os alunos, famílias e toda a comunidade escolar. Esta iniciativa, inserida num projeto da UCC Marco (ser) Saúde, teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de escolhas alimentares equilibradas desde a infância, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos jovens“.

feira outono carmen miranda2

O evento contou com um envolvimento “notável” de alunos, pais e professores, que se dedicaram à criação de barraquinhas com alimentos saudáveis. Neste sentido, a comunidade escolar foi desafiada a apresentar opções nutritivas e dignas do Selo Verde, uma distinção que destaca os produtos com maior valor nutricional e qualidade. Desafio aceite e notado em algumas turmas que refletiam “criatividade e um compromisso genuíno com o tema”.

Para que fosse possível realizar esta feira, o agrupamento Carmen Miranda contou com o apoio de “diversos profissionais e parceiros dedicados à promoção da saúde. Um dos momentos altos do evento foi o showcooking ao vivo, apresentado pelo chef Paulo Damotta, que surpreendeu com uma receita saudável e deliciosa. A presença do chef motivou os alunos e famílias a explorar a cozinha saudável, mostrando que uma boa alimentação pode ser saborosa e acessível”, explica a escola em comunicado.

feira outono carmen miranda3

Na sua visão, o “sucesso” da feira também se deve “ao empenho do júri, responsável por eleger as três barraquinhas mais dedicadas à alimentação saudável”. Compuseram o júri: Isabel Gomes, diretora do serviço de nutrição da ULSTS; Isabel Gomes, nutricionista do Hospital Tâmega e Sousa; Rita Ferreira, nutricionista do Centro de Saúde do Marco; enfermeira Sara Lopes, especialista da UCC Marco. “Estes profissionais trouxeram experiência e rigor à avaliação, reforçando a importância dos critérios de uma alimentação equilibrada e nutritiva”.

Este projeto foi desenvolvido pelas enfermeiras Luciana Cunha e Susana Silva, profissionais da UCC Marco, a quem a escola deixou também um agradecimento: “O seu esforço em prol da saúde e do bem-estar dos alunos merece um agradecimento especial, pois iniciativas como esta são essenciais para formar gerações mais conscientes sobre a importância de escolhas saudáveis”.

Segundo a escola, iniciativas como esta têm “um impacto duradouro na vida dos alunos, ajudando a desenvolver hábitos saudáveis que podem fazer toda a diferença no futuro. Ao envolver a comunidade escolar neste projeto, a Escola EB 2/3 Carmen Miranda e a UCC Marco demonstram o poder da educação alimentar e o valor de unir esforços para o bem-estar coletivo”.