aaro marco de canaveses
Publicidade

A Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) realizou este sábado, dia 8 de junho, o III Fórum Ambiental do Marco de Canaveses com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Ambiente. Depois de abordarem os resíduos e biodiversidades nos anos anteriores, chegou a vez de debaterem o tema da “Água” durante uma sessão, no Auditório Municipal do Marco de Canaveses, que culminou, na parte da tarde, com uma visita à ETA de Semealho, em Sobretâmega, acompanhada pelo Agrupamento de Escoteiros 237.

Cristina Coutinho, presidente da AARO, começou por explicar que esta atividade destina-se a entidades, mas também cidadãos comuns que queiram debater temas relacionados com o ambiente. “A água é um tema muito importante, porque sem água não sobrevivemos e a escolha do tema também surgiu motivado pela seca que temos vivido”. 

aaro marco de canaveses eta sobretamega1

Apesar de um dia preenchido, Cristina Coutinho destacou a participação do engenheiro Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rio e ribeiras, e da engenheira Sandra Lima, diretora geral da empresa Águas do Marco, bem como a participação dos jovens escoteiros. “Estas iniciativas são abertas a toda a comunidade, desde os mais pequenos até aos mais idosos. A ideia de convidar os escoteiros foi nossa e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses para lançar o desafio aos mais jovens de estarem no terreno para poderem experienciar como é a situação do tratamento de água e visitar uma estação e, também, porque os jovens são o futuro”.

Para terminar, a presidente partilhou que “infelizmente, a temática do ambiente ainda não tem a adesão que gostaríamos, mas temos a certeza de que a seu tempo teremos um número maior de pessoas interessadas em debater a temática do ambiente” e, por isso, apelou à participação das pessoas nestas atividades: “o ambiente é muito importante, nós não temos Planeta B, temos de cuidar bem dele. Façam todos os dias algo em prol da poupança de água”. 

aaro marco de canaveses eta sobretamega2

Sandra Lima, diretora geral da empresa Águas do Marco, esteve presente durante o fórum e a visita para explicar como é feita a gestão de recursos hídricos no concelho.

Neste sentido, a diretora afirmou que “as Águas do Marco atuam mais sobre o ciclo urbano da água desde a captação, distribuição e a recolha de esgotos e o tratamento dos respetivos esgotos”. Esta partilha teve como um dos objetivos principais relembrar que “a qualidade da água é garantida pelo trabalho das pessoas que, suportadas num conjunto de ferramentas e processos, garantem essa mesma qualidade”.

aaro marco de canaveses eta sobretamega3

Sandra Lima partilhou ainda que um dos “desafios” no Município do Marco de Canaveses é a necessidade de “uma taxa de adesão superior na ligação à água da rede pública por parte da comunidade”, acreditando que “ainda não existe uma valorização real da água e do problema da água. As pessoas deveriam perceber que a primeira medida que nós temos para proteger o meio ambiente é exatamente utilizarmos água da rede pública e descarregarmos as águas residuais na rede de drenagem, porque só assim é que vamos garantir que ela tem o destino e o tratamento adequado”, finalizou. 

Rui Rodrigues, responsável pela Secção do Ambiente da AARO, foi o impulsionador da criação do Fórum Ambiental. Em declarações ao Jornal A VERDADE, explicou que “a iniciativa surgiu para sensibilizar os munícipes do Marco de Canaveses para as questões ambientais”. 

aaro marco de canaveses eta sobretamega4

Este ano o tema escolhido foi a água, mas independentemente da temática, Rui Rodrigues nota que “ainda não existe um interesse geral da população nas questões ambientais”, mesmo assim garante que “o importante é que quem está e ouve a mensagem que depois possa transmitir para quem não esteve presente”. 

Para terminar, o responsável pela secção deixou um agradecimento ao apoio prestado pela câmara municipal, bem como pelas juntas de freguesia, e realçou a adesão “excelente” por parte de pessoas com conhecimentos mais técnicos, como foi o caso dos engenheiros Pedro Teiga e Sandra Lima.  

aaro marco de canaveses eta sobretamega5