A equipa sénior da Associação Desportiva Marco 09 (AD Marco 09) já começou a época 2023/2024.
Em análise à nova época desportiva, o presidente Eduardo Felipe, falou dos objetivos da equipa, bem como das ambições. “Inicialmente queremos assegurar a manutenção e tentar fazer uma excelente temporada. Consequentemente, queremos tentar alcançar o play-off de subida, não vai ser uma obsessão, mas acho que o objetivo passa por isso”, garantiu.
Para o treinador dos vermelhos e brancos, Bock, o primeiro objetivo foi “fazer um plantel forte para atacar esta divisão que é muito competitiva”, defendendo que “não tem nada a ver com a Divisão de Elite”, nomeadamente a série onde AD Marco 09 está inserida. “O primeiro passo é fugir à descida, é a série que mais equipas tem que podem competir para subir de divisão. Portanto, o primeiro passo, a nível de estabilidade, é a manutenção”, disse.
No entanto, refere que, “se houver possibilidade de fazermos algo mais, como lutar pelos lugares que dão acesso ao play-off, aí sim. Mas o primeiro passo, e as pessoas do Marco têm de se mentalizar disso, é lutarmos para fugir aos cinco últimos lugares. Temos de relembrar que o Marco já não está nestes campeonatos há muitos anos”, frisou.
De acordo com o timoneiro da equipa, foi necessário “ir buscar muitos jogadores novos. Tivemos alguma dificuldade em contratar jogadores, que ainda se estão a ambientar ao clube. Com as nossas armas vamos lutar”.
A importância dos adeptos
A presença assídua dos adeptos, que se fez sentir na época passada e que se estendeu para esta época, foi um dos assuntos abordados pelo presidente e pelo treinador. “Conseguimos reaproximar a cidade ao clube. Este ano, logo no primeiro jogo, foi uma agradável surpresa, vi que os marcoenses aderiram muito, vieram apoiar-nos, independentemente de não termos conseguido fazer um bom jogo, mas isso faz parte do futebol”.
“Ver a envolvência, ver muita gente com a camisola do clube, está a ser motivo de orgulho, mesmo quando andamos pela cidade, coisa que quando entrei aqui há sete anos não se via, e hoje, por onde vamos, já se vê pessoas com a camisola do clube”, enalteceu Eduardo Felipe. Também Bock destaca o papel dos adeptos, que têm sido “incríveis no apoio à equipa, tentando puxar por nós. A eles só temos de agradecer o apoio”.
Novo espaço para treino
Quanto às necessidades do clube, Eduardo Felipe realça a importância de ter um novo espaço para os treinos. “Estamos à procura de um espaço que nos permita criar campos de treino. O Marco está a crescer, não só a nível dos seniores mas também ao nível da formação, estamos sempre em contacto com a autarquia e precisamos de ter mais condições a esse nível. É mesmo isso que falta para darmos aquele impulso, mais campos de treino, que apoiem também a formação e que sirva também para o concelho”, frisou.
Um trabalho a médio/longo prazo
Nesta apresentação da equipa ao Jornal A VERDADE, esteve igualmente presente o investidor da SAD do clube marcoense, Luís Pedro, que salienta que este é um “trabalho a médio/ longo prazo. O objetivo é continuar a crescer, apesar deste ser um ano em que o campeonato é muito difícil e competitivo”.
Em jeito de conclusão, o presidente Eduardo Felipe deixa uma mensagem a todos os adeptos: “Acreditem no nosso trabalho, acreditem no plantel e nesta equipa técnica. Queremos continuar a ter esta casa como tivemos no primeiro jogo e, se Deus quiser, no final conseguiremos uma festa bonita como no ano passado”.
Considerando-se também já um marcoense, o investidor destaca que “o clube tem ambição e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atingir os objetivos”, finalizando que “esta é uma parceria muito boa”.