logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco 09: "O futebol feminino está a ficar na moda e as pessoas apostam mais em nós"

Redação

Cinco vitórias em cinco jogos, mantêm invicta a equipa feminina do Marco 09, que disputa a liderança da Série C da Terceira Divisão do Campeonato Nacional Feminino.

Nuno Pinheiro, diretor da equipa, não tem dúvidas de que estes resultados "têm atraído muito mais adeptos ao futebol feminino". A expectativa é sempre de "sucesso" e para esta época a direção quis "acrescentar qualidade" com jogadoras novas, que se juntaram "ao grupo titular e que já dava garantias", explica.

Para além dos pontos somados, as vitórias proporcionam, também, uma "mudança de mentalidades" e, consequentemente, um maior apoio financeiro. "A nível de patrocínios, as empresas querem associar as suas marcas ao clube. Aliás, o futebol feminino está a ficar na moda e as pessoas apostam mais em nós. Tem sido interessante", afirma Nuno Pinheiro.

Nuno Pinheiro é o diretor da equipa feminina

No primeiro ano enquanto treinador principal da equipa sénior, Diogo Moreira destaca a evolução do apoio ao futebol feminino "nestes últimos anos. Comparando com o ano passado, este ano tem sido, sem dúvida, o que temos tido mais apoio. Os resultados também ajudam. No geral, seja na nossa divisão com os adeptos do Marco, seja nas outras ligas e jogos da seleção, o apoio tem sido um crescendo. A evolução, desde há cinco anos, é totalmente diferente, tanto a nível de apoios como de público. É bom para todos", frisa.

O técnico assume que o segredo para os bons resultados tem sido "o trabalho desenvolvido desde o início da época". Para o futuro, "com o desenrolar do campeonato e com o trabalho", o técnico acredita "na evolução" da equipa.

Apesar da evolução, algumas dificuldades "continuam" e, enquanto diretor da equipa, Nuno Pinheiro, aponta para "um aspeto muito atrasado: é um futebol que não é remunerado. Não temos apoios para pagar um salário a uma atleta. Por exemplo, uma das nossas jogadoras vem da Trofa para os treinos, e vem por gosto e porque é do Marco".

Um "sacrifício" que é geral a todas as atletas da equipa, que "depois de um dia de trabalho vêm treinar das 09h30 até às 23h00, três vezes por semana, e ainda têm a deslocação do dia do jogo. Por isso, devia de haver mais apoio nesse aspeto, para nós conseguirmos ajudá-las face às despesas e dar algum benefício a quem corre os 90 minutos. Sei que tenho atletas por amor ao Marco", garante.

Diogo Moreira é o treinador da equipa feminina

Os restantes obstáculos "dão trabalho, mas vão-se fazendo" e no final "vale a pena esse trabalho, não só pela vitória, mas também para ver que, dia após dia, estão a melhorar enquanto equipa. Temos jogadoras muito boas que querem aprender e evoluir", garante Nuno Pinheiro.

O diretor apela aos apoios do município "que tem ajudado, mas que podia ajudar mais um bocadinho. Queremos subir à segunda divisão, mas para isso necessitamos de algum apoio e incentivo extra para manter as atletas mais motivadas".

Após duas semanas de paragem, a equipa sénior feminina do Marco 09 defrontou o rival na disputa da liderança, o Tirsense, que venceu por 3-1.

Conheça o plantel da época 2022/23

A apresentação do plantel conta com o apoio de QViagens Marco de Canaveses e Fisiofeel.

Adriana Freitas
Ana Silva (Tocha)
Beatriz Cunha
Carolina Pinto (Carol)
Carolina Vieira
Daniela Freitas
Daniela Pinto
Francisca Rocha (Kika)
Inês Morais
Jacinta Ricardo
Joana Almeida
Joana Soares
Liane Oliveira
Luana Monteiro
Maria Alexandra Freitas
Maria Giraldes
Marta Mendes
Nádia Reis
Rute Soares
Sandra Monteiro
Sofia Silva