O Marco 09 assegurou no domingo, 24 de setembro, a passagem à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer no reduto do Alqueidão da Serra, clube dos distritais de Leiria, por 3-1.
A formação encarnada, que regressou à prova rainha do futebol português após quase 17 anos de ausência, até ficou a perder aos 35 minutos minutos, mas conseguiu a reviravolta, com golos de dois dos mais recentes reforços do clube.
Bruno Mendonça restabeleceu a igualdade nos descontos da primeira parte e Luizinho saltou do banco, na segunda metade, para confirmar a remontada. "Sofremos um golo muito contra a corrente do jogo, quando podíamos estar a ganhar, à vontade, por dois ou três de diferente. Mais uma vez, tivemos de correr atrás do prejuízo, ainda fizemos o empate antes do intervalo e na segunda parte foi mais do mesmo. Só não ganhamos por outros números porque falhamos muitos golos. Estamos felizes porque foi a primeira vitória da época", confessou Bock, treinador do Marco 09.
Para além do Marco 09, também FC Penafiel, Amarante FC, Rebordosa AC, AC Vila Meã, União de Paredes e FC Felgueiras asseguraram a qualificação para a próxima fase da taça. Apenas o FC Paços de Ferreira, da II Liga, foi afastado da competição, ao perder em Sinta, diante do 1º de Dezembro, da Liga 3, por 1-0, após prolongamento.
Em Vila Nova de Gaia, o FC Penafiel necessitou de grandes penalidades para eliminar o Valadares Gaia, após uma igualdade a uma bola nos 90 minutos e no prolongamento. O golo penafidelense teve a assinatura de Gabriel Barbosa. O Amarante FC venceu o Sertanense, na Sertã, por 2-0, com golos de Rui Ferreira e de Pedro Soares. O Rebordosa AC foi ao reduto do Tocha triunfar, por 4-2. Os tentos rebordosenses foram da autoria de Luís Gonçalves, Tó Jó e Dinis Djajó, que bisou. O AC Vila Meã ganhou em Castro Verde, ao Castrense, por 3-0. Ismael, por duas vezes, e Zidane marcaram os golos da formação do concelho de Amarante. O União de Paredes recebeu e goleou o Florgrade, por 5-1. A equipa paredense até entrou no jogo a perder, mas respondeu de forma contundente, com golos de Talison Ruan, Marcelinho, Erik Santana, Ivandro e Francisco Afonso. O FC Felgueiras, em casa, também obteve uma vitória robusto (4-0) sobre o Limianos. Feliz Vaz, na transformação de uma grande penalidade, Domingos Andrade e Tamble Monteiro, que bisou, marcaram os tentos do emblema azul grená.
A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, que já contará com a presença dos clubes da I Liga, está agendada para os dias 20, 21 e 22 de outubro. O sorteio realiza-se na próxima quarta-feira, 27 de setembro, às 16:00, na Cidade do Futebol, em Oeiras.