Da constituição da SAD à alteração de horários dos treinos, foram várias as mudanças implementadas na AD Marco 09 com vista à "subida de divisão". O objetivo principal que "não é novidade para ninguém. Se vamos conseguir ou não, só o futuro o dirá", frisa o presidente do clube, Eduardo Filipe.
No dia 15 de julho foi aprovada, por unanimidade, a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD), e assinado um protocolo de parceria com um investidor. Para além do crescimento, a meta é "conseguir que a formação chegue aos nacionais e criar, no futuro, uma equipa B ou sub-23 para dar seguimento aos nossos atletas".
Mas as mudanças não se ficam por aqui e estendem-se também à mudança de horários dos treinos que, nesta nova época, são durante o dia. Para Eduardo Filipe estas mudanças e a criação de um plantel "forte", transformam o Marco 09 numa equipa "semi-profissional ou profissional. O investimento é maior, mas a cobrança e a exigência também".

Para a concretização do objetivo da subida de divisão, o treinador Fernando Oliveira, mais conhecido no mundo do futebol como "Bock", foi o escolhido para o comando técnico dos vermelhos e brancos.
O técnico aceitou um projeto "aliciante" num campeonato que prevê "muito complicado", mas acredita também que o Marco 09 tem "condições" para alcançar o objetivo. Fernando Oliveira vai pisar um relvado onde já passou enquanto jogador e que também pesou na tomada de decisão de aceitar o convite. "Há muitas pessoas do meu tempo que ainda estão no clube. Portanto é como se voltasse a uma casa que conheço muito bem e a adaptação é muito mais fácil", disse
O técnico não promete vitórias, mas sim "muito trabalho, dedicação e humildade. A expectativa está muito alta. Temos de trabalhar com muita humildade e ajuda de todos, treinador, jogadores, adeptos e da direção. Só assim podemos ser muito fortes".

A cidade e o clube já não são desconhecidos para Fernando Oliveira que se recorda dos adeptos "que gostam muito do clube e são apaixonados. Peço que nesta época nos apoiem sempre, que estejam lá, mesmo quando as coisas não corram bem. Não vamos ganhar todos os jogos, mas vamos ter uma equipa que vai orgulhar o clube e a cidade e que vai dar tudo em campo".
A AD Marco 09 vai competir na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto e ainda se encontra a finalizar o plantel. "Estamos à procura de três ou quatro jogadores para o equilibrar. Está forte, mas não queremos correr riscos", frisa Eduardo Filipe. "O nosso objetivo é fazer um bom trabalho e honrar o clube da nossa cidade, levando o nome de Marco de Canaveses cada vez mais longe", disse o presidente.
Os vermelhos e brancos começaram o campeonato da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto com duas vitórias. O próximo jogo acontece este domingo, dia 18 de setembro, frente ao Ermesinde.

Conheça o plantel da época 2022/2023





























