Marcador de Livros

Sugestão Literária: O Cardeal

A Verdade

07-02-2021

Não perca a sugestão de Maria Manuel Magalhães.

Título: O Cardeal
Autor: Nuno Nepomuceno
Editor: Cultura Editora

N.º de Páginas: 416

Sinopse:
A pacata cidade de Cambridge estremece, ao ser confrontada com os pormenores monstruosos do crime. Mas tudo piora quando uma criança desaparece a caminho da escola. O menino é encontrado numa mata, nu e estrangulado. Adam Immanuel, um escritor inglês, é visto a fugir do bosque. E todos, exceto uma jornalista e um professor universitário, acreditam que é culpado.

Simultaneamente, um cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de grande polémica. O novo Papa foi assassinado, o mundo prepara-se para mais um conclave e um delator continua a publicar informações comprometedoras sobre a Santa Sé. Todavia, será que o religioso recém-chegado veio para ficar? Porque esconde a associação a um assassino profissional? Será ele capaz de resistir à aproximação de uma bela, mas nada inocente, mulher?

Após A Morte do Papa, Nuno Nepomuceno regressa finalmente e apresenta-nos O Cardeal. Passado entre Cambridge e a Cidade do Vaticano, inspirado em crimes reais, este thriller envolve-nos numa espiral psicológica perturbadora, que só Nuno sabe criar. Um livro arrebatador e de leitura compulsiva.

A minha opinião:

Se não leram A Morte do Papa, publicado no início do ano passado, não leia este novo livro de Nuno Nepomuceno O Cardeal, que já se encontra em pré-venda no site da Cultura Editora.

O Cardeal é a continuação do anterior livro e, apesar do autor nos situar bem na história, com imensas referências ao que se passou anteriormente em Roma, é importante ler os livros em sequeência.

Parti para a leitiura deste livro com muitas expetativas até porque A Morte do Papa foi um dos favoritos do ano passado e, como apaixonda pela temática do Vaticano e pela escrita do autor, foi em êxtase que recebi este exemplar de avanço. Desde já os meus agradecimentos sinceros à Cultura Editora e ao Nuno por terem escolhido o Marcador de Livros.

Antes ainda de pegar no livro fui ouvindo o Podcast O Assassino que é uma prequela de O Cardeal, narrado pelo próprio autor e que está disponível no Spotify. Aconselho, vivamente, a sua audição antes da sua leitura.

Gostei imenso de voltar a encontrar Afonso Catalão e a sua companheira, a jornalista Diana. Mais uma vez, esta dupla envolve-se na investigação de crimes macabros quando Afonso é convidado pelo reitor da Universidade de Cambridge a dar dois meses de aulas naquele local. Vendo uma boa oportunidade para voltar à Universidade onde já tinha lecionado anteriormente, Afonso aceita o convite, não imaginando com o que se vai deparar logo que lá chega.

O assassinato e posterior desmembramento de uma idosa e a morte de uma criança lançam a suspeita sobre um escritor famoso, anteriormente conhecido de Afonso, e vencedor do Man Booker Prize.

Sem me querer alongar muito na história, adianto apenas que a morte do antigo Papa ainda continua muito recente e o conclave para se nomear um novo sucessor está ao rubro.

O assassino continua um mistério, mas Diana vai ser fundamental para o desenrolar da história e para a descoberta de quem está por detrás de todos os crimes.

Para construir este fantástico livro Nuno Nepomuceno baseaou-se em alguns factos da História como a história do desaparecimento de um menino de seis anos em 1994, o assassinato de uma idosa em 2013, e os alpinistas noturnos de Cambridge conhecidos por andar em cima de prédios na década de 50.